Petição para que hajam mais Técnicos e Professores de Educação Especial nas Escolas.

Para: Ministério da Educação e Ciência; Ex.mo Sr Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Sr Presidente da República; Ex.mo. Sr Primeiro Ministro; Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

Infelizmente, a Educação Especial está em ruptura.
Por exemplo, no Agrupamento de Escolas de Mangualde, existe apenas um técnico e treze professores para 97 alunos com necessidades educativas especiais. De três horas semanais, há alunos a usufruírem apenas de meia hora semanal de educação especial. Se as míseras três horas semanais são insuficientes, em muitos casos, imagine-se apenas meia hora!
Como é possível? Somos um país de "terceiro mundo"?
Assim, esta petição tem o objectivo de gerar sensibilidade; de pedir para que hajam mais Técnicos e Professores de Educação Especial nas escolas.
Não podemos abandonar os alunos com necessidades educativas especiais! Estes, também têm imensas capacidades - capacidades essas que têm que ser valorizadas e trabalhadas. Caso contrário, estamos a colocar estes alunos à margem da sociedade.
Aconselho a leitura da Declaração de Salamanca - CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ACESSO E QUALIDADE e do Decreto-Lei n.º 3/2008,
de 7 de Janeiro.
Todas as palavras proferidas por estes dois documentos, cada vez mais, parecem ser uma mera utopia.
Coloquem-se no lugar destes alunos e dos seus pais e pensem como se iriam sentir - sem apoios, sem (quase) ninguém que se interesse, sobretudo, os governantes, ministros, deputados deste país...!
Bem-haja!

Esta petição foi criada em 23 novembro 2015