Petição “Suporte Básico de Vida (SBV) na Escolas”

Para: Professores/ Educadores, Pais e Encarregados de Educação, Ministro da Educação

“Todas as crianças e jovens têm direito à saúde e à educação e devem ter a oportunidade de frequentar uma escola que promova a saúde e o bem-estar.”
(Programa Nacional de Saúde Escolar 2015)

O risco existe sempre, e a Escola deve estar preparada para lidar com ele. Prevenir os acidentes e saber como actuar são condições básicas para salvar vidas.

Quando os acidentes ocorrem, os primeiros socorros são o tratamento inicial e temporário ministrado a acidentado e/ou vítima de doença súbita, num esforço de preservar a vida, diminuir a incapacidade e minorar o sofrimento. Consiste, conforme a situação, na protecção de feridas, imobilização de fracturas, controlo de hemorragias externas, desobstrução das vias respiratórias e realização de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV).

Actualmente verifica-se que a grande maioria do pessoal docente e não docente, não está preparado para lidar com este tipo de ocorrências, desconhecendo muitas vezes como prestar devidamente os primeiros socorros.

Qualquer pessoa pode e deve ter formação em primeiros socorros. A Escola deve promover a aquisição de competências básicas necessárias ao socorro imediato, enquanto ato de cidadania.

Carlos Rosete
Técnico Superior de Segurança no Trabalho