Petição para salvar o Rio Vizela

Para: Ex.Sr. Presidente da Assembleia da República

Os cidadãos que assinam esta petição procuram expor os seguintes objectivos e termos:

1. A denúncia do escândalo e da vergonha de anos, décadas de um crime ambiental a céu aberto que se exibe todos os dias claramente em tons de vermelho e derivados;

2. Esse crime ambiental, verdadeiro atentado público e que lesa gravemente o interesse público geral, dá-se num rio. Não se dá num local remoto no meio do Oceano de difícil identificação;

3. Esse rio chama-se Rio Vizela;

4. O Rio Vizela é vítima não só de um crime ambiental grave que dura há demasiados anos e décadas para poder ser ignorado. Aliás, o Rio Vizela é vítima principal da indiferença e inoperância das entidades e autoridades públicas portuguesas;

5. Dado que a situação não se altera, só de pode concluir logicamente que todas as entidades envolvidas neste processo,até ao momento, não conseguiram, de facto, resolver este grave crime;

6. Os cidadãos que subscrevem esta petição não acreditam em mistérios nos crimes ecológicos. Pelo contrário, seguindo a lei da causalidade, existe de facto uma causa, mas que até ao momento permanece escondida. A causa de o Rio Vizela, um rio europeu, estar nesta situação há demasiados anos obriga moralmente os cidadãos a fazerem este pedido de petição à Assembleia da República Portuguesa;

Assim, os cidadãos subscritores vêm pedir à Assembleia da República que debata a gravidade desta situação na procura de:

1. Identificação de todo o processo e histórico para este crime permanecer em praça pública até aos dias de hoje;

2. Identificação de soluções imediatas de limpeza;

3. Identificação e implementação de sistemas de vigilância, fiscalização e punição dos autores de um crime desta escala;

4. Implementação de um sistema, envolvendo todas as entidades e organizações interessadas neste problema, que assegure no imediato e para o futuro que o Rio Vizela esteja limpo.

Na certeza de que a urgência desta matéria merecerá a melhor atenção da Assembleia da República,

Subscrevem

Esta petição foi criada em 02 outubro 2015