Festival da Canção aberto a todos com parceria com a SIC ou TVI

Para: RTP

EX.s responsáveis pelo Festival da Canção, o nosso país não se tem revelado suficientemente competente para se fazer ouvir no Festival Eurovisão da Canção, assim acredito piamente que uma reestruturação do Festival da Canção da RTP poderá fazer com que Portugal volte a ganhar o respeito que há muito perdeu na Europa no que diz respeito à Eurovisão.
Desde 2011 que Portugal não passa a uma grande final no "Eurovision Song Contest", e desde 2011 que Portugal tem sido rebaixado por alguns países europeus no que diz respeito às canções que escolhemos para nos representarem no certame europeu.
De seguida divulgo um conjunto de opiniões que acredito serem fundamentais para que o Festival da Canção ganhe a importância e qualidade que anteriormente teve:

- Parceria da RTP com uma estação portuguesa de televisão privada, (ex: SIC/TVI) para uma maior divulgação do Festival da Canção a nível nacional e para um maior orçamento, no que diz respeito aos gastos que o Festival necessita;
- Festival da Canção aberto a todos (compositores e interpretes);
- Músicas feitas e interpretadas obrigatoriamente em Português/Inglês ou exclusivamente em Inglês, para um maior entendimento por parte dos europeus;
- Criação de um júri nacional/internacional especializado e familiarizado com o Festival Eurovisão da Canção, (portugueses e estrangeiros) para um maior entendimento do que a Europa gosta, cuja votação valeria 60% para a escolha das canções;
- Os telespectadores teriam um "peso" de 40% na votação e apenas poderiam votar no final de todas as interpretações, para que a decisão do telespectador fosse a mais coerente;
- Os interpretes terão obrigatoriamente de ser portugueses ou de Comunidades portuguesas no estrangeiro;
- Os compositores poderão ser, tanto portugueses, como estrangeiros;
- Divulgação da votação dos telespectadores por distritos, (incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira) sem recurso a transmissões televisivas a cada distrito;
- As votações, tanto dos telespectadores, como do júri deverão ser reveladas com pontos, (ex: 1 ponto, 2 pontos ... 12 pontos) dependendo do número de concorrentes.

Espero que assinem esta petição e que o Festival da Canção mude e ganhe o espaço que merece no país e no mundo.

Esta petição foi criada em 15 julho 2015