Antiga Escola da Santa Casa da Misericórdia do Jardim da Estrela e sua configuração como espaço de ATL (actividades lúdico-educacionais) para Crianças

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Vimos por este meio, e ao abrigo do disposto nos art.os 1.º, 2.º e 8.º da Lei n.º 40/90, de 10 de Agosto (devidamente actualizada), solicitar que considere a nossa proposta, nos termos que imediatamente se seguem, em ordem à satisfação de uma necessidade urgente para os residentes/utentes da Freguesia da Estrela.

A antiga creche da Santa Casa da Misericórdia do Jardim Guerra Junqueiro – Jardim da Estrela – encontra-se, actualmente, desactivada.

Nessa perspectiva e sendo do conhecimento geral que existe uma intenção de reactivar a dita escola, mas, ao que tudo indica, sem que esteja ainda definida a respectiva afectação a um uso específico, somos a requerer que a mesma seja destinada a servir como um espaço de natureza lúdico-educacional para crianças, a fim de, por essa forma, garantir a prestação, em regime público ou privado, de um apoio inestimável às famílias da Comunidade.

Cumpre, na verdade, sublinhar que não existe, neste momento, qualquer espaço na Freguesia da Estrela vocacionado especificamente para assegurar este apoio às famílias e, consequentemente, o mesmo emerge como imprescindível para suprir uma carência ou necessidade urgentemente sentida e partilhada por todos os membros da Comunidade.

Caso esta proposta venha a merecer o acolhimento da Câmara a que V. Ex.ª preside, no que cremos convictamente, a primeira signatária da presente Petição (na qualidade de sócia-gerente da Catalizador de Sonhos, Uni. Lda), no exercício responsável de um seu irrenunciável dever de cidadania, predispõe-se, desde já, caso se venha a dar o caso de não haver mais interessados na respectiva execução, em apresentar um projecto que dê corpo a esta ideia e que garanta a respectiva exequibilidade, em ordem a garantir adequadamente os superiores interesses dos agregados familiares da Comunidade e, muito em especial, das respectivas crianças.

Esperam e aguardam deferimento.

Os Peticionantes,

Inês Guerra