Cursos de Português - Suíça

Para: Instituto Camões, Ministério dos Negócios Estrangeiros

Os professores de português deixaram de ter condições salariais para viverem na Suíça e poderem continuar com os cursos de português!

Os docentes de Língua e Cultura Portuguesas, colocados na Suíça vêm, por este meio, exigir que o governo, em carácter de urgência, tome as medidas necessárias para que:

- os docentes não sejam abandonados à sua sorte por viverem num dos países mais caros do mundo sem terem um salário que lhes permita fazer face às condições exigidas para nele viverem.

- sejam repostas as condições de vida dos professores de português, que vivem já abaixo do limiar da pobreza, sufocados pela presente alteração da taxa cambial que reduz em 20% o seu já baixo rendimento.

- seja corrigida a taxa de imposto à situação real dos professores que VIVEM fora da zona do euro e não em Portugal.

- existam condições para que os docentes realizem as suas funções, sem terem de pagar do seu bolso para poderem trabalhar, como acontece com o pagamento da assinatura da internet, contactos telefónicos com os pais, deslocações, materiais escolares e outros, para os quais se veem “desprovidos”.

- sejam salvaguardadas as futuras gerações que, valorizam as suas origens, querem aprender a sua Língua e Cultura, e querem mantê-la viva para serem o orgulho da nossa nação!

- sejam respeitados os encarregados de educação que pagaram as propinas para terem direito ao que está previsto na lei.

A presente petição foi feita para que: professores, alunos, encarregados de educação e todos aqueles que se preocupam com as questões acima referidas, a possam assinar e juntar-se a uma só voz pelo direito ao direito.

Esta petição foi criada em 31 janeiro 2015