A4 Sem Portagens

Para: Sua Excelência a Presidente da Assembleia da República

A política de sucessivos governos acentuou a degradação económica e social do país. Situação sentida com maior peso no interior do país e particularmente no distrito de Bragança.

O Distrito de Bragança nos últimos anos viu serem encerradas escolas, dezenas de serviços públicos, aumentar o desemprego, a emigração, encerrarem empresas, acabar os apoios à interioridade e acentuar-se o despovoamento da região.

A intenção manifestada pelo governo, em Bragança, de introduzir portagens na A4 (para além das que já existem) vem contribuir para agravar todos os problemas com que a região se confronta.

A introdução de portagens, aumentará de forma significativa os custos de deslocação que, directa ou indirectamente, afecta negativamente toda a actividade da região.

A inexistência de alternativas, a par dos indicadores económicos, bem abaixo da média nacional, da região, são factores de peso a considerar, assim como o facto de a A4 não ter, em termos técnicos, perfil de autoestrada em toda a sua extensão.

A introdução de portagens na A4 agravará as assimetrias regionais mas também as assimetrias entre concelhos da região, afectando todos os ramos de actividade do distrito.

Face ao exposto, os cidadãos abaixo-assinados, solicitam a Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República que decida discutir esta matéria, recomendando ao Governo que a A4 seja uma via totalmente gratuita, sem pagamento de portagens.

Esta petição foi criada em 28 junho 2014
1 880 Pessoas