Petição contra o Encerramento da Escola de Póvoa e Meadas, Concelho de Castelo de Vide

Para: Assembleia da República; Primeiro Ministro; Ministério da Educação; Directora Regional da Educação do Alentejo; Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide

MOÇÃO

Os Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB1/JI de Póvoa e Meadas, reunidos na sala da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, no dia 30 de Maio de 2014, com a presença do Srº Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, do Srº Presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, do Sr.º Presidente da Assembleia Municial de Castelo de Vide e Associação de Pais da Escola de Castelo de Vide, vêm pela presente marcar a sua posição face ao eventual encerramento da escola do 1º ciclo de Póvoa e Meadas, pelos motivos que seguidamente se enumeram:

» As crianças que frequentam a escola reconhecem o seu valor e demonstram ansiedade e desgosto perante a possibilidade de deverem deslocar-se para a sede de concelho;

» O sair cedo e regressar tarde compromete a consolidação, aprofundamento e acompanhamento das temáticas lecionadas durante o dia;

» A relação de proximidade escola/família favorece o acompanhamento das crianças, que nesta faixa etária é muito importante;

» O retirar os jovens da aprendizagem e assimilação das tradições e costumes locais, é como lhes arrancar as raízes culturais, e a primeira infância impõe-se como crucial para a apropriação pelas crianças da sua cultura e raízes;

» O investimento notório por parte da comunidade, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia na manutenção de espaços, na promoção de atividades e desenvolvimento de projetos;

» O corte de laços intergerações;

Os alunos têm apresentado bons resultados, quer no 1º ciclo quer ao longo do seu percurso escolar, com prosseguimento de estudos. Tendo sido bem evidente nos resultados das provas de aferição nos vários anos; É uma escola pequena mas com sucesso.

» A articulação entre a escola e a sede de agrupamento é estreita, sendo todo o trabalho pedagógico planificado em sede de departamento curricular, definindo-se as atividades conjuntas e os apoios a prestar
» O contato com a escola sede é efetuado semanalmente no âmbito de desenvolvimento de projetos conjuntos;
» As crianças têm o privilégio de dispor de uma escola bem equipada com espaços amplos de trabalho, ludoteca e áreas exteriores, nas quais é desenvolvida uma horta biológica, em conjunto com a Junta de Freguesia, pais e demais instituições;
» As crianças e as famílias contam com a prestação de um serviço de refeições de qualidade e higiene fornecido pelo Lar da Terceira Idade, é assegurada a componente de Apoio á Família e Atividades de Enriquecimento Curricular;
» As nossas crianças podem contar com um ambiente escolar acolhedor e maternal
» O relacionamento escola/comunidade – comunidade/escola é excelente e salutar com a participação da comunidade em atividades da escola e vice-versa sempre que as mesmas sejam abertas ou que para tal haja solicitação;

Esta comunidade está convicta de que a escola constitui uma resposta bastante decisiva para a fixação de jovens famílias que se estão a radicar em Póvoa e Meadas, como prova o crescente número de alunos a frequentar o Pré – Escolar nos últimos anos, e que continuará. No atual ano lectivo temos 9 alunos a frequentar o 1º ciclo, dos quais dois sairão no final do ano, temos 10 alunos a frequentar o Pré-escolar dos quais sairá um aluno para o primeiro ciclo, no ano transato tínhamos 5 alunos no pré-escolar, para o ano 2014/2015 entram 5 alunos de novo para o pré – escolar, no ano 2015/2016 entram 7 de novo, no ano 2016/2017 entram 2 alunos, e no presente ano nasceram até ao momento duas crianças. Com o fecho da escola esta tendência poderá reverter e até ter o efeito contrário, e a médio prazo ficarmos com uma população bastante reduzida e envelhecida.
Pelo descrito no ponto atrás se prova que a nossa pequena aldeia tem, tal como o Governo diz querer, e tem avançado contra a desertificação, e temos tido nos últimos anos um fluxo de casais novos a fixar residência na freguesia, e arriscamos dizer que seremos das localidades com uma das melhores, senão a melhor, média de natalidade per capita nos últimos anos a nível nacional, e achamos que quem quer combater a desertificação do interior não se pode dar ao luxo de “CORTAR AS PERNAS” a uma localidade que sem ter muita a oferecer a nível laboral, apresenta outros encantos para a fixação destes casais, entre os quais a tranquilidade do dia a dia, a amabilidade de toda a comunidade, o bem estar na natureza, o á vontade das crianças nas ruas baseado na segurança, na proximidade, na amizade e conhecimento entre toda a população, razões que levam os pais a procurar fixar-se por aqui para os filhos aproveitarem todas estas virtudes numa educação escolar acompanhada de tranquilidade, bem estar e de liberdade.

A nossa escola é vida, cultura, alegria e o incentivo que une esta comunidade, reforçando a vontade de investir na nossa terra, dando um FUTURO AOS NOSSOS FILHOS.
Resta-nos a esperança que os nossos filhos no próximo ano lectivos frequentem esta mesma escola. Resta-nos a evidência otimista de que nos próximos anos o número de crianças irá aumentar, em resultado da fixação de novas famílias.

Por tudo o que foi exposto e por outras razões que só a voz do coração pode ditar, os Pais, Encarregados de Educação e a população em Geral acreditam que esta escola centenária vai FICAR.

Esta petição foi criada em 31 maio 2014