abolição da praxe académica

Para: Assembleia da República, Governo de Portugal, Presidência da República

Os abaixo assinados desejam manifestar o seu repúdio pelo ritual intitulado praxe académica. Ao propor a abolição do mesmo, os signatários comprometem-se a combater este e outros rituais autoritários, que em nada beneficiam a sua sociedade bem como a sua evolução.
Ao longo da história, muitos foram os episódios de praxe académica em que se verificaram mortes de estudantes, ou mesmo, casos em que os estudantes envolvidos ficaram incapacitados para o resto da vida.
Entre estes casos, foi abordada recentemente na comunicação social a lamentável tragédia que se verificou na praia do Meco, em que seis estudantes da Universidade Lusófuna faleceram em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas. Neste momento o caso segue nos tribunais, estando envolvidos no processo presidentes de comissões de praxe.
Numa sociedade justa e de valores equalitários, ninguem pode estar acima da lei e é urgente parar com um ritual que se baseia em ideais retrógrados e hierarquizadores. Resta dizer que a idade média já terminou há bastante tempo e que é tempo de avançar para uma sociedade melhor e mais equalitária.
ABAIXO A PRAXE.

Os signatários,