Petição contra o medíocre serviço prestado pelas operadoras de telecomunicações nas aldeias do Concelho Mação

Para: Anacom e operadores de serviços de telecomunicações

Exmos. Srs. ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações
O Centro Cultural e Social de Vale da Mua (CCSVM), enquanto estrutura representativa ao nível social e cultural da aldeia de Vale da Mua, localizada no Concelho de Mação, distrito de Santarém, sente-se na obrigação de solicitar esclarecimento à ANACOM, sobre o deficiente serviço de telecomunicações fixas, internet ADSL e serviços móveis GSM de todas as operadoras, fornecido à generalidade da população da nossa aldeia, sendo esta preocupação partilhada pelas aldeias vizinhas e respetivas estruturas representativas de várias zonas do nosso Concelho.
- Rede telefónica fixa e internet por cabo ADSL: Sendo o operador “MEO” o único fornecedor deste serviço na zona, achamos inadmissível que tenha em algumas fases, o serviço suspenso há vários dias a vários clientes. Nos contactos de apoio ao cliente são sistematicamente fornecidas informações erróneas de visitas de técnicos que não se verificam e de soluções que são negadas. Em alguns casos os clientes recebem mensagens com a informação de que o serviço foi restaurado sem que isso aconteça.
- Redes Móveis GSM: Verifica-se a inexistência de cobertura por parte todas as operadoras, ou uma cobertura residual, o que impossibilita o fornecimento de dados móveis indispensável ao desenvolvimento de qualquer atividade económica sustentável que permita e incentive a fixação de pessoas e empresas. Como uma grande parte dos serviços públicos atuais (saúde, segurança social, transportes, comunicação, etc) são tratados com recurso à internet, e à rede móvel e fixa, estas populações encontram-se numa situação de clara inferioridade em relação aos restantes cidadãos.
Neste sentido solicitamos esclarecimentos à ANACOM sobre o nível de auditoria existente a estes serviços contratualmente fornecidos à população e cobrados como se fossem serviços completos e funcionais quando, na realidade, não o são.
Neste mesmo dia, fomos condicionados na elaboração da nossa assembleia geral de sócios por uma ausência inesperada de todos os serviços, tornando a mesma muito limitada.
Desta maneira, a nossa massa associativa deliberou a elaboração deste pedido de esclarecimento, o qual será acompanhado por um abaixo-assinado em papel que se encontra na nossa aldeia para quem pretender participar.
Foi ainda deliberado que o mesmo será dado a conhecer à Camara Municipal Mação e Junta de Freguesia de Envendos.

Esta petição foi criada em 24 abril 2024