Afastamento do Cargo de Diretora- EB Júlio Dinis

Para: DREN; DGEstE; IGEC; Ministério da Educação; Pais e Encarregados de Educação

Como Encarregado de Educação, solicito a todos quantos queiram participar nesta luta, que deduzo, seja de todos nós e, principalmente, dos alunos que frequentam a Escola Básica Júlio Dinis, em Gondomar.

Quando optámos por este estabelecimento de ensino, fizemo-lo por considerar que era a instituição mais bem conceituada comparativamente a instituições similares no Concelho de Gondomar. A superior qualidade do ensino foi a referência máxima para a nossa escolha, designadamente a altíssima competência e reputação do corpo docente.

Deparo-me hoje, tal como muitos Encarregados de Educação, com uma Diretora (Professora Glória Sousa) incapaz de gerir de forma justa e imparcial vários acontecimentos que envolvem os alunos, que não se preocupa com a qualidade das refeições servidas às nossas crianças; que insulta e ameaça os alunos em situações em que deveria pelo exemplo incutir disciplina; que “governa” pelo medo e terror que provoca nos alunos, quando deveria cativar o seu respeito; não dá resposta aos pedidos de reunião presencial feitos pelos Encarregados de Educação; mostra incapacidade ao nível da gestão do pessoal, docente e não-docente, que se vê ao serviço de uma tirana, que não respeita os seus direitos enquanto subordinados...

Várias foram já as queixas apontadas, até pelo Ministério da Educação foi processada e foi aberto um processo disciplinar contra esta pessoa, onde foi “acusada de ter violado a imparcialidade e a lealdade previstos nas alíneas c) e g) do n.º 2, bem como nos n.ºs 5 e 9 do art.ª 73 da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas” tendo sido proposta a sua suspensão e a perda de mandato.

BASTA de vivermos uma escola assim! Onde reina o MEDO, a FALTA DE SEGURANÇA e a TIRANIA!

Queremos uma escola onde os alunos sejam felizes e cresçam com qualidade e responsabilidade!

Vamos unir-nos, em nome de uma escola e de um ensino de qualidade, com alguém que saiba respeitar e valorizar os alunos, a gerir uma escola que detém ainda a fama de ser a melhor escolha para o ensino dos nossos filhos em Gondomar.

Esta petição foi criada em 23 abril 2024