Petição Pública - Abertura do Núcleo Museológico João José da Silva na freguesia da Baixa da Banheira

Para: Interessados em cultura e na salvaguarda do património

João José da Silva foi o impulsionador do Núcleo Museológico da Baixa da Banheira, ao qual a junta de freguesia deu o seu nome. “Nascido no ano de 2008, mas cujo trabalho de preparação do núcleo já ocorria há alguns anos, pretendia a salvaguarda do património colectivo”.

O primeiro espaço foi inaugurado a 26 de Janeiro de 2008 com o objetivo de ser um projecto aberto a todos, com a pretensão de dotar a vila e o concelho de mais um espaço de cultura ao serviço de todos.

João José da Silva defendia que o Núcleo Museológico devia desenvolver-se envolvendo a população que contribuiu com a oferta dos valorosos objetos que tinha expostos.

A partir de Abril de 2014, o Núcleo Museológico da Baixa da Banheira -João José da Silva – funcionou em novo espaço, mais amplo e com outras condições, contando com o trabalho voluntário de 20 pessoas que o abriam regularmente.
Foi visitado por milhares de pessoas e foi objeto de estudo de muitos estudantes.
Está encerrado desde outubro de 2021, há mais de 880 dias, o que se traduz numa enorme perda para a freguesia.
Com o objetivo de salvaguardar o património coletivo e a pessoa do João José da Silva, os abaixo-assinados exortam o executivo da junta de freguesia da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira a abrir as portas do Núcleo Museológico João José da Silva à população e a quem o quiser visitar.

Esta petição foi criada em 10 abril 2024