Garantir a gestão pública da fundação de Serralves, e o alargamento da gratuitidade da entrada em Serralves a todos os domingos e feriados (das 10h às 19h).

Para: População em geral

A Cultura não pode ser encarada como um luxo ou privilégio mas é sim um pilar do regime democrático e condição para a formação integral do indivíduo, essencial para a emancipação individual e colectiva. Num contexto em que as famílias vêem o seu poder de compra diminuir pelo aumento do custo de vida, torna-se ainda mais importante assegurar o direito à fruição cultural.

Directa ou indirectamente, segundo o relatório de contas da Fundação de Serralves de 2022, já então o financiamento público significava 40% dos rendimentos totais da instituição (os apoios mecenáticos significaram 25% dos rendimentos totais).

Em 2024, a transferência directa do Estado para a fundação de Serralves aumentou dos 4,1 milhões de euro de 2022 para 6,4 milhões de euros - o que aumentou exponencialmente a percentagem da comparticipação do Estado nos rendimentos totais da instituição.

Se são as populações que, por via do Estado, financiam parte significava dos rendimentos de Serralves e outras instituições, então estas 3 horas de acesso gratuito, no primeiro domingo de cada mês, não são um favor, mas uma afronta.

Os abaixo-assinados exigem a gestão pública da fundação, integrada numa lógica de serviço público de cultura, que respeite e valorize trabalhadores, e o alargamento da gratuitidade da entrada em Serralves a todos os domingos e feriados (das 10h às 19h).

A Direcção do SIntel do PCP - Partido Comunista Português

Esta petição foi criada em 08 abril 2024