Devolvam o Ninho às Cegonhas Brancas

Para: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, ANACOM

No início deste mês, a 5 de Fevereiro reparei que um jovem casal de cegonhas já não tinha o seu ninho no poste. No ano passado eu e a minha mãe tivemos o prazer de observar e acompanhar o crescimento das três crias deste casal, visto que é dos poucos ninhos que dá para ver as crias. Vimos estas crias crescer, serem alimentadas, a trocarem a penugem para penas. Vimos estes juvenis sair do ninho um por um. Este ano o casal voltou e claro o nosso entusiasmo também por podermos observar novamente este casal.
O ninho deste casal estava originalmente num poste com trepadeiras, foi retirado, colocada uma estrutura que os impede de fazer ninho e o casal começou um novo ninho no poste seguinte que não tinha estrutura para impedi-los. O novo ninho foi mandado ao chão, completamente destruído e foi colocada tambem uma estrutura no poste. O casal recusando-se a sair do local continua a tentar reconstruir o ninho. Infelizmente, sem sucesso pois vem tudo para ao chão e não conseguem passar pela estrutura.
Poderiamos dizer que eventualmente este casal se ia cansar e arranjar outro local.
24 de Fevereiro - a situação arrasta-se e o casal continua a querer este local.
Por que haveriam de ter interferido com este casal?? Por que não deixa-los fazer a época e depois proceder a remoção ou realocação do ninho?? Por que não foi oferecida uma alternativa a este casal? Não me vão dizer que era a única solução porque NÃO É! Não houve qualquer estudo ou análise da situação e um plano estruturado para lidar com esta situação. Mesmo o ninho podendo interferir com os cabos, a solução NÃO É simplesmente destruir o ninho e deixar este casal em stress, logo no início da época de reprodução!!! Nós somos os racionais, cabe a nós oferecer soluções e alternativas a este animais que não fazem ideia sequer do que é um poste, elas aqui não podem ser tidas como culpadas!
Vimos por este meio então exigir a devolução do poste ou que seja instalada uma plataforma naquele local para poderem nidificar e que não haja mais interferência com este casal.
Excerto retirado de:

"Vida em comunidade
A expansão pelo território português é notória, mas os campos do Mondego já são poisos tradicionais. Isto porque são o reflexo do que é o habitat perfeito para esta cegonha: zonas pantanosas, pastagens húmidas, margens de rios, com poisos altos e sem muita vegetação florestal.

A cegonha-branca é uma ave gregária que pode viver mais de 30 anos. Os casais podem caçar em grupo e nidificar em colónias, ficando os mais velhos com os ninhos centrais e os mais jovens na periferia. Os parceiros, com exceção de casais mais liberais, são para a vida e nidificam em ninhos que podem pesar até 250 kg. Por ano apenas nasce uma ninhada por casal, que, partilhando esforços, incluindo a incubação, criam 4 crias. As mini cegonhas nascem com o bico escuro e ganham a coloração vermelha tão característica no Verão seguinte."

"Decreto lei n°75/91, de 14 de Fevereiro

Art. 5.º

Sem prejuízo do disposto no artigo anterior e com vista à protecção das aves selvagens que vivem no estado bravio em território nacional, é proibido:

a) Abater, capturar ou deter os espécimes respectivos, qualquer que seja o método utilizado;

b) Destruir, danificar, colher ou deter os seus ninhos e ovos;

c) Perturbar intencionalmente os respectivos espécimes durante o período de reprodução e dependência."

Esta petição foi criada em 27 fevereiro 2024