Intervenção Urgente para a Escola Básica de Vilela

Para: Ex.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Paredes

Somos os encarregados de educação dos alunos da Escola Básica de Vilela, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Vilela que vimos, desta forma, expor um problema de longa data que afeta diretamente todas as crianças, assim como os professores e auxiliares: a falta de climatização nas salas de aula.

As elevadas temperaturas que se fazem sentir durante os meses de calor tornam-se insuportáveis a um ponto em que, os alunos não conseguem permanecer nas salas de aula durante as horas de calor mais intenso e, por isso, têm que se deslocar para outras zonas do recinto escolar.
Esta situação compromete o bem-estar das crianças e o seu desempenho escolar.

No dia 11 de outubro de 2023 pelas 17h, foi registada numa das salas de aula uma temperatura de 30ºC !!

Sendo uma falha que já é do conhecimento das autarquias locais há vários anos, e tendo sido as mesmas alertadas de várias formas para a urgência de tomar alguma medida, consideramos inadmissível que para além da ausência de intervenções que visem solucionar o problema, continuem a permitir que centenas de crianças sofram diariamente com o calor intolerável, e durante os vários anos em que frequentam este estabelecimento de ensino.

É imperativo que este grave problema seja resolvido urgentemente!

Esta petição foi criada em 11 outubro 2023