Longa Vida ao Rancho das Tricanas

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra Doutor José Manuel Silva

O Rancho Folclórico das Tricanas de Coimbra é uma instituição com 85 anos de atividade em prol da cultura e etnografia da nossa cidade.
Para além da riqueza imaterial consubstanciada pela sua atividade, as próprias instalações do rancho são um património único, do qual não existe mais nenhum exemplar na nossa zona histórica.
Como o Sr. Presidente bem sabe, o Rancho das Tricanas está sediado na rua Moreno nº15, no coração de Coimbra, perto do Terreiro da Erva e da Rua da Sofia. O Rancho ocupa o rés do chão de um edifício que neste momento se encontra à venda por cem mil euros.
Sr. Presidente, caso esta venda se concretize este património, material e imaterial, será irremediavelmente destruído.

Como todos sabemos, neste momento, apenas a ação da Câmara Municipal de Coimbra, na figura do seu Presidente, tem os meios necessários para impedir esta enorme perda patrimonial.

O que lhe vimos por este meio pedir é vontade política e ação.

O Sr. Presidente, em conferência de imprensa de apresentação da Mostra de Teatro Galego, promovida pela Escola da Noite, afirmou que o problema não era, para a Câmara Municipal, a compra do edifício por cem mil euros mas sim o milhão necessário para obras posteriores.
Percebemos a sua preocupação com a boa gestão financeira da Câmara, afinal foi também para isso que a população de Coimbra o elegeu.

Dada a urgência e gravidade da situação, a nossa expectativa é que Vossa Excelência avance para a compra do edifício já que, tal como o Sr. Presidente afirmou, esse valor não constitui um problema para a Câmara Municipal. As obras poderão ser executadas posteriormente.

Desta forma daqui a alguns anos ainda haverá Rancho das Tricanas para recuperar. De outra forma perdemos tudo nos próximos trinta dias.

A Bem de Coimbra,
pela cultura e preservação do património
e contra a gentrificação
os abaixo assinados depositam em si a responsabilidade pela resolução da situação.

Bem haja!

Esta petição foi criada em 24 setembro 2023