Teste de conhecimento da cultura e da língua portuguesa antes de se obter cidadania portuguesa

Para: Assembleia da República

Muitos bons dias meus caros cidadãos portugueses,

Venho por este meio pedir a vossa atenção para com o problema que vejo cada vez mais frequente no nosso país, e também quando viajo para o estrangeiro : Emigrantes com o estatuto de cidadão português que não sabem falar a nossa língua, não sabem a nossa história, nem a nossa cultura.

Sou a favor da migração controlada, onde há condições para os portugueses e para os que vêm de fora. Mas de facto, o que estamos a presenciar é uma crise de imigração europeia descontrolada.

E não, isto não é ser racista.
Não me interessa a cor de pele da pessoa. Pode ser dinamarquês, brasileiro, angolano, inglês, norte americano... isso não importa, querem ser cidadãos portugueses? Têm que saber a nossa língua, a nossa cultura e a nossa história!
Não é só ficar em portugal por X anos e receber passaporte para sair logo para a europa, isto é só tirar do país sem dar de volta. Muito menos gastar X de dinheiro numa propriedade turística de investimento e ficar com o nosso passaporte!

Este tipo de modelos existem em países como os Estados Unidos da América ou no Reino Unido, onde o emigrante pode ir trabalhar mas se quer ser cidadão, não é só estar lá X anos, tem que saber o país e a linguagem antes de ser cidadão, e o mais importante de tudo, estar integrado na sociedade! Pois só quem está integrado na cultura e sabe bem a língua é que consegue passar nesses testes!

Vamos valorizar o nosso país!
Esta medida não resolve o problema de migração descontrolada que estamos a presenciar, muito menos este governo que quer desgraçar Portugal. Mas é um começo, uma medida simples que irá parar muitas das tristezas que se vê por aí...

Esta petição foi criada em 03 julho 2023