Petição para a Instalação de Recipientes de Devolução de Plástico em Supermercados

Para: Sr Presidente da Republica, Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da Republica

Prezado(a) Sr Presidente da Republica, Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da Republica,

Espero que esta carta o encontre bem. Escrevo-lhe como um cidadão preocupado, profundamente comprometido com a sustentabilidade ambiental e a reciclagem. Gostaria de chamar sua atenção para uma questão urgente que requer atenção imediata: a falta de um sistema eficiente de gestão de resíduos plásticos em nossos supermercados. Para abordar essa preocupação, solicito ao governo que instale recipientes de devolução de plástico em supermercados, cobrando uma taxa nominal por seu uso. Acredito que tal iniciativa contribuirá significativamente para os esforços de sustentabilidade e promoverá práticas responsáveis de reciclagem. Após o retorno da embalagem ao recipiente de devolução, é devolvida a taxa nominal.

A produção descontrolada e o descarte de resíduos plásticos representam uma ameaça grave ao nosso meio ambiente e ecossistemas. A poluição por plásticos atingiu níveis alarmantes, contaminando nossos oceanos, rios e aterros sanitários. Ao implementar recipientes de devolução de plástico, podemos incentivar os consumidores a participar ativamente na redução dos resíduos plásticos, fornecendo um sistema conveniente e incentivador para a reciclagem.

Ao promover a instalação de recipientes de devolução de plástico fomenta-se:
* Promoção da Sustentabilidade:
Ao estabelecer recipientes de devolução de plástico em supermercados, podemos incentivar uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade entre os consumidores. Essa iniciativa irá encorajar as pessoas a fazerem escolhas conscientes em relação ao seu consumo de plástico e motivá-las a devolver suas embalagens plásticas para fins de reciclagem.

* Redução dos Resíduos em Aterros Sanitários:
Os plásticos, especialmente as embalagens de uso único, são grandes contribuintes para os resíduos em aterros sanitários. A instalação de recipientes de devolução de plástico desviará uma parcela significativa dos resíduos plásticos dos aterros, aliviando o fardo na nossa infraestrutura de gestão de resíduos e reduzindo o impacto ambiental associado ao descarte em aterros sanitários.

* Estímulo à Reciclagem:
Os recipientes de devolução de plástico oferecem um incentivo tangível para que as pessoas participem ativamente da reciclagem. Ao cobrar uma taxa nominal por esses recipientes, é mais provável que os consumidores os devolvam, garantindo que os materiais plásticos sejam corretamente coletados e encaminhados para instalações de reciclagem. Essa abordagem ajuda a reduzir a demanda geral por produção de plástico virgem.

* Criação de Empregos Verdes:
A implementação de um sistema de recipientes de devolução de plástico exige a criação de uma infraestrutura adicional e pessoal para gerir os processos de coleta, transporte e reciclagem. Essa iniciativa leva à criação de novos empregos verdes, fornecendo oportunidades económicas enquanto abordamos simultaneamente questões ambientais.

* Estimulação a Parcerias Público-Privadas:
A implementação de recipientes de devolução de plástico pode ser uma oportunidade de colaboração entre o governo, supermercados e organizações de reciclagem. Trabalhando juntos, podemos desenvolver um sistema abrangente e eficiente que beneficie todos os envolvidos.

Além disso, gostaria de realçar que essa iniciativa já esta a ser adotada com sucesso noutros países. Países na vanguarda de sustentabilidade têm implementado sistemas de devolução de embalagens, não apenas para plásticos, mas também para outros materiais, como vidro e metal. Essa abordagem comprovada demonstra que a instalação de recipientes de devolução em supermercados é uma solução viável e eficaz.

Solicito gentilmente que considere a instalação de recipientes de devolução de plástico em supermercados como uma questão prioritária e tome as medidas necessárias para iniciar essa iniciativa sustentável. Ao fazê-lo, podemos enfrentar coletivamente a crise dos resíduos plásticos e dar passos significativos rumo a um futuro mais limpo e mais verde.

Agradeço sua atenção a essa questão. Tenho confiança de que seu compromisso com a conservação ambiental guiará seu processo de tomada de decisão. Aguardo com expectativa uma resposta positiva e ansiosamente aguardo o impacto positivo dos recipientes de devolução de plástico em nossa comunidade e no meio ambiente.

Atenciosamente,
Catarina Ricardo