Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Em defesa do património de Caldas da Rainha

Para: Administração do Centro Hospitalar do Oeste

As entidades a quem cabe a gestão de Património Histórico têm uma dupla responsabilidade, a preservação física desse património, garantindo a sua integridade, mas também a preservação da memória por ele representada.

Num tempo em que movimentos com agendas subversivas, iniciam campanhas de “cancelamento” e reescrita da História, colocando em causa a matriz identitária dos Povos, a preservação da memória assume uma importância crucial. Em Caldas da Rainha, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (monumento nacional) e o Museu do Hospital, são locais centrais na construção colectiva do imaginário da Cidade e como tal devem ser respeitados.

Acresce que a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo é um activo local de culto e, como tal, se reveste de dignidade própria.

A utilização deste dois espaços para actividades “artísticas”, no âmbito do festival Caldas Late Night, 2023, além de ilegal, põe em causa a sua integridade e ofende a comunidade.
Os subscritores desta petição, expressando o seu profundo desacordo com a utilização da Igreja e Museu, que fazem parte do conjunto histórico do Hospital Termal de Caldas da Rainha, em actividades atentatórias da dignidade intrínseca desses espaços, vem solicitar à Administração do Hospital e Direcção do Museu:
1- Explicações públicas do contexto em que foi autorizada a utilização destas instalações no âmbito de um festival académico.
2- A publicitação das medidas que pretendem tomar para que de futuro outras situações semelhantes sejam evitadas.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 21 junho 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
183 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.