Expansão da Linha Laranja (F) do Metro do Porto até à Estação de Valongo

Para: Ex.mo Sr. Diretor Executivo da Metro do Porto; Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto; Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valongo e Ex.mo Sr.Presidente da Câmara Municipal de Gondomar

Serve a seguinte petição para informar as entidades supra mencionadas, que em nome de toda a comunidade residente nos concelhos de Valongo e Gondomar tenham acesso ao Metro perto da sua zona de residência. Hoje, um valonguense não tem acesso transportes rápidos e eficazes como o Metro do Porto que reduz, circunstancialmente, a duração das viagens até ao centro da Área Metropolitana do Porto. Um habitante de Valongo está, constantemente, sujeito às inúmeras perturbações na circulação de comboios levadas a cabo ora pelo maquinistas, ora pelos revisores, da CP, o que dificulta a vida a um habitante desta cidade para se deslocar rapidamente para o munícipio do Porto. Já não possível para os habitantes entre Baguim do Monte e Valongo contarem com as opções fornecidas pela STCP e pela Valpi, visto que estes raramente cumprem com os horários estabelecidos, nomeadamente, em horas de pouca circulação de automóveis. Outro ponto que desfavorece o transporte público rodoviário é o facto de demorarem o dobro do tempo a realizar o mesmo percurso que o Metro do Porto, um exemplo vivo disso é a circulação das carreiras 700/V94 que demoram, desde a paragem "Estrada D. Miguel" até à estação de metro do Bolhão, 45 minutos a fazer a viagem que o Metro, desde Baguim até à dita estação do Bolhão, faz em pouco mais de 20 minutos.
Posto isto, pede-se que se realizem estudos ambientais e que se avancem com obras na Linha Laranja (F), com a criação de um troço de expansão, preferencialmente, subterrâneo, que abranja as zonas da Carvalha; Montezelo e Vale de Ferreiros (União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova); o Alto da Serra de Valongo e a terminar na estação ferroviária do dito concelho. É de relembrar que esta medida pode e bem ser aplicada no PRR (Plano de Reestruturação e Resiliência), pois trata-se de uma alternativa "amiga do ambiente", uma vez que as viaturas do metro são elétricas e, por isso, sustentáveis.

Esta petição foi criada em 12 junho 2023