Por serviços mínimos dignos para os utentes da CP entre 13 e 22 de junho

Para: Ministério das Infraestruturas, CP Comboios de Portugal , SFRCI - Sindicato Ferroviário de Revisão Comercial Itinerante , Governo de Portugal, Presidência da Republica

Exmas/os Senhoras/es

Sabemos e reconhecemos que o direito à greve é um direito legítimo e constitucional de qualquer trabalhador, assim como reconhecemos que o transporte publico é fundamental para as deslocações dos cidadãos.
O conciliar de Greve nos transportes e serviços mínimos, é um exercício difícil, mas que tem de ser conseguido pelas partes.
O que irá acontece entre 13 de junho e 22 de junho é inadmissível para quem se desloca de comboio diariamente. Muitos dos utentes ,que já pagaram o seu passe mensal, que se deslocam para os seus trabalhos diariamente de comboio irão ficar impedidos de o fazer, sem reembolso e muitos deles sem a possibilidade de teletrabalho.
(Ex. Tomar- Lisboa entre as 5H e as 8h não haverá qualquer ligação)

Vimo assim solicitar que sejam decretados serviços mínimos que garantam a greve, mas que possam conciliar com o transporte dos utentes para os seus trabalhos.

A não existência de comboios em períodos de utilização elevada é inadmissível. É necessário garantir o serviço mínimo nessas horas, para que livremente os utentes se possam deslocar.

Que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos, tanto os trabalhadores da CP, como todos os que se deslocam para os seus trabalhos diariamente nos comboios da CP.

Nesse sentido apelamos a garantia de serviços mínimos dignos para todos entre 13 e 22 de junho

Esta petição foi criada em 05 junho 2023