Trabalhadoras não docentes da Educação Pré- Escolar exigem uma categoria justa e um salário adequado às funções que desempenham.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República.

As trabalhadoras Não Docentes da Educação
Pré-escolar exigem uma categoria justa e um salário adequado às funções que desempenham.

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleiada da República,
As assistentes operacionais da Educação Pré-escolar em Portugal, vêm por este meio, demonstrar a sua total insatisfação com o rumo que a Educação Pública está a seguir.
Vivemos um período exigente e difícil para todos. As Assistentes Operacionais( Auxiliares de Educação do Pré-escolar), sentem que não têm voz!   Enquanto contribuintes que somos, no cumprimento do nosso dever e das nossas obrigações, exigimos ao Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República uma discussão pública, para que nos atribua uma categoria que há muito nos devia ter sido atribuída, com um salário adequado.
E de forma célere,
para que todas as trabalhadoras
a cumprir funções no Pré-escolar sejam tratados de forma justa, digna e respeitosa.
As trabalhadoras não Docentes da Educação Pré-escolar estão insatisfeitas, com a pressão e o mau estar que se está a criar entre as próprias Assistentes Operacionais, desde a transferência de competências, dos Municípios para os Agrupamentos de Escolas .
Não menosprezando as colegas de outros níveis de ensino, as nossas funções são muito diferentes e de bastante responsabilidade.
Nós trabalhamos com crianças entre os 3 e os 6 anos. Como tal, exercemos um papel essencial e importantíssimo, no desenvolvimento das crianças. Somos o primeiro contacto entre família, criança e educadora, fazemos a recepção e entrega das mesmas .
Estamos com elas 5 horas lectivas.
Embora alguns, chefes ou  politicos, ignorem o nosso valor, somos profissionais importantes na infância, e que ficam sempre na memória dos mais pequenos. Contribuimos muito na sua formação educativa.
Nesta fase da vida as crianças adquirem capacidades para desenvolver relações, estáveis, saudáveis, e afetivas com os colegas,  com a Educadora(or) e com as assintes Operacionais para que se desenvolvam pessoalmente e socialmente.
Somos profissionais capazes e competentes.
Trabalhamos ao lado da educadora de infância nas atividades lúdicas e pedagógicas, incentivando e ajudando as crianças a desenvolverem essas atividades. Promovemos a autonomia das crianças durante a refeição e na sua higiene.
Colaboramos com a organização de salas.
Somos nós que fazemos a vigilância das crianças fora da sala de atividades e colaboramos na correção do comportamento das mesmas, garantindo a segurança e o bem-estar de todas.
Prestamos os primeiros socorros. E, se for necessário, acompanhamo-las para um hospital, sempre que se justifique.
Somos ainda responsáveis por acompanhar as crianças em passeios.
Garantimos que as crianças com necessidades educativas especiais se sintam integradas.
  E que todas as crianças, aprendam as regras sociais e desenvolvam a nível motor, sensorial, cognitivo, afetivo e social.
Garantimos que sejam respeitadas e tratadas com  carinho.
E ainda somos responsáveis pela limpeza da sala e áreas comuns.
As crianças são o melhor do mundo.
São o nosso futuro!
As Assistentes Operacionais da Educação Pré-escolar  são o braço direito das Educadoras (or) para que tenhamos um futuro.

Assistentes Operacionais do Pré-escolar exigem valor e respeito.

Setúbal, 28 de Fevereiro de 2023.

Esta petição foi criada em 28 fevereiro 2023