Por uma tarifa reduzida para o transporte de animais doentes inter-ilhas

Para: Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores e Conselho de Administração da SATA.

Nas ilhas pequenas da Região Autónoma dos Açores não existem todos os meios de diagnóstico e tratamento veterinário, e os muitos habitantes que têm animais de estimação são muitas vezes obrigados a deslocar-se ao Faial, à Terceira ou a S.Miguel em caso de doença grave ou mesmo para uma intervenção mais comum como uma esterilização.
A título de exemplo, um Florentino que se desloque hoje ao Faial para uma cirurgia a um cão de 38kgs pagará a Tarifa Açores para a sua passagem, €58, e €240 para o animal, caso este viaje como carga, €360 se viajar como bagagem.
Estes valores, aos que se juntam os custos dos próprios tratamentos e da estadia nas outras ilhas, são um encargo muito pesado e em muitos casos tornam incomportável tratar o animal.
É impossível ter todos os meios de diagnóstico e tratamento em todas as ilhas e não podemos pedir que a Região suporte todas as deslocações médicas como faz com as pessoas, mas é possível criar uma tarifa especial para o transporte de animais de estimação doentes entre ilhas.

Apelamos ao governo Regional e à SATA para que seja sensível aos esforços e preocupações dos donos de animais de estimação doentes e também aqui mostre que é uma companhia ao serviço de todos os Açorianos, aliviando os custos daqueles que têm que se deslocar a outra ilha para salvar os seus animais.

Esta petição foi criada em 08 abril 2022
1 112 Pessoas