João Paulo Oliveira Vieira

Para: Excelência Reverendíssima Dom Manuel Linda Bispo do Porto

Excelência Reverendíssima Dom Manuel Linda Bispo do Porto

Na sequência da prática reiterada da adulteração da Celebração Eucarística com a denominada "missa dos sentidos", que decorre aos Domingos no Centro Dehoniano no Porto, vimos rogar a Vossa Excelência Reverendíssima a melhor intervenção pastoral para assegurar a comunhão e a unidade da Igreja.

Também nós, abaixo assinados, partilhamos da tristeza o Santo Padre quando recentemente disse: "também eu deploro que «em muitos lugares não se celebre de modo fiel às prescrições do novo Missal, mas esse chegue mesmo a ser entendido como uma autorização ou até como uma obrigação de
criatividade, a qual leva muitas vezes a deformações no limite do suportável».

Com esta prática tem-se colocado em causa, não só as normas mais elementares para a celebração da Eucaristia, mas sobretudo, o bem das almas de alguns jovens e não só, que frequentam esta prática. A isto acresce a confusão que se instala no sentir de tantos outros jovens que não compreendem estas dicotomias e são na sua inocência e desconhecimento tentados a participar nestas acções e a deformarem assim a justa visão e vivência da Eucaristia.

Certos da Vossa maior solicitude pastoral,

os abaixo assinados

Esta petição foi criada em 15 janeiro 2022