Construção da primeira pista de gelo em Portugal

Para: Câmara Municipal de Mafra

Portugal é o único país europeu que não possui um recinto de dimensões regulamentares para desportos no gelo.

O crescente número de adeptos destas modalidades e a adesão por parte da população dos recintos provisórios de gelo disponíveis em Portugal na época natalícia tornam a construção de um pavilhão de gelo numa oportunidade de fomentar a economia, inserindo novas modalidades desportivas no país.

Muitos dos atuais atletas federados de patinagem artística sobre rodas têm preferência em patinagem no gelo. No entanto, não têm a hipótese de praticar a modalidade em Portugal.

Uma infraestrutura desta natureza, terá que ser construída numa cidade de grande dimensão, por forma a ser economicamente sustentável. Sendo Lisboa o distrito onde se encontram a maioria dos praticantes de hóquei no gelo, é nele que se encontram os vários concelhos que possuem as condições necessárias para a implementação do projeto.

Mafra tem uma localização geográfica privilegiada e encontra-se particularmente bem dotada em termos de estradas e infraestruturas de acesso, sendo parte integrante da Área Metropolitana de Lisboa. No entanto, é o facto de ser o município com a população mais jovem de Portugal que o torna na localização adequada para a inserção do pavilhão.

Com a construção da pista de gelo no concelho estaríamos a incrementar a notoriedade e imagem de Mafra junto de públicos externos, promovendo o reconhecimento nacional de Mafra como um dos municípios mais dinâmicos da Área Metropolitana de Lisboa.

Esta infraestrutura seria dotada de uma pista de gelo olímpica (60m x 30m), para a prática de Hóquei no Gelo, Patinagem Artística e patinagem na sua vertente de lazer, que permitiria também a realização de eventos internacionais. Seria ainda dotada de bancada para 1000 espectadores, espaço para treinos fora do gelo, loja de desporto, bar/cafetaria com vista para a área desportiva, balneários e instalações sanitárias, bem como gabinetes administrativos, gabinetes médicos e áreas técnicas de apoio.

Em termos de custos de manutenção, temos como exemplo o que foi feito no Complexo Desportivo da Rua Edouard Pailleron, em Paris. Uma intervenção de reabilitação, valorizando o património arquitetónico existente com um projeto de piscinas e pista de gelo. Ao associar uma pista de gelo a um complexo de piscinas existente é possível obter uma estrutura sustentável com gastos de manutenção muito reduzidos. Pela termodinâmica, para o aquecimento das piscinas há uma produção necessária mas desaproveitada de frio, e é esse frio que a atual tecnologia já permite aproveitar, utilizando-o para a produção do gelo necessário à pista. Esta é uma tecnologia aplicada em países com um clima semelhante ao nosso.

Nesta petição sugere-se a construção do pavilhão em Mafra, mas é meramente um ponto de partida para a aceitação do projeto, podendo a localização vir a ser alterada se necessário.

Esta petição foi criada em 16 fevereiro 2021