Petição para reabertura dos parques caninos do Jardim Botto Machado e Jardim Cerca da Graça e Campo dos Mártires da Pátria e Campo Grande/

Para: Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia São Vicente, Junta de Freguesia de Arroios e Junta de Freguesia de Alvalade

Nós, donos de cães, abaixo assinados, estamos desapontados e angustiados porque os parques para cães dentro do Jardim O Botto Machado, Jardim Cerca da Graça (Junta de Fregueisa de São Vicente), Campo dos Mártires da Pátria (Junta de Freguesia de Arroios) e Campo Grande (Junto de Freguesia de Alvalade) foram fechados. O encerramento dos parques dos cães, resultante da interpretação das atuais medidas impostas sob o Estado de Emergência, em vigor desde 22 de Janeiro de 2021, está em contradição direta com a exceção legalmente permitida para o exercício dos cães.

Embora, reconheçamos a gravidade da crise de saúde pública, as autoridades de Lisboa têm o dever de considerar o bem-estar físico e mental dos animais de estimação e dos seus donos. A necessidade de exercício dos cães não diminui durante o confinamento. Na verdade, é maior porque seus tutores não têm permissão para levá-los à praia ou ao campo. Os parques para cães são o único lugar seguro perto das nossas casas, onde os cães são legalmente autorizados a estar sem trela, e é vital que todos os cães tenham essa oportunidade para um exercício regular. Ao fechar os parques caninos, as autoridades de Lisboa estão a ignorar que os cães e os donos têm de ficar fora de casa por mais tempo e caminharem mais longe para poderem exercitar adequadamente os cães, ao contrário do conselho de “ficar em casa”. Solicitamos a reabertura imediata dos parques para cães, juntamente com a colocação de sinais lembrando a necessidade de usar mascaras, da distância física, etc, se os recursos públicos o permitirem.

-
We the undersigned dog-owners are disappointed and distressed that the dog parks inside Jardim Botto Machado, Jardim Cerca da Graça, Campo dos Mártires da Pátria and Campo Grande have been closed. Interpretation of the current measures imposed under the State of Emergency in force since 22 January 2021 as necessitating the closure of these open-air spaces for the exercise of pet dogs is in direct contradiction of the legally permitted exception to exercise pets.

While we recognise the gravity of the public health crisis, authorities in Lisbon have a duty to both pets and their owners to consider their physical and mental wellbeing. The need of dogs for exercise does not diminish during a lockdown. Indeed, it is greater as their owners are not permitted to take them to the beach or countryside. The dog parks are the only safe place near our homes where dogs are legally permitted to be of the leash, and it is vital that every dog has the opportunity to get a regular run. By closing the dog parks, authorities in Lisbon are overlooking that we dog owners have to stay outside for longer and venture further from our homes to properly exercise our dogs, contrary to the advice to stay at home. We call for the immediate re-opening of the dog parks, together with the placement of signs recalling the requirement to wear masks etc., should public resources permit.

Esta petição foi criada em 27 janeiro 2021