Pela alteração de estatuto do Canil Municipal de Setúbal para canil de não abate.

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Setubal

Ex.mos. Srs.,
Como será certamente do vosso conhecimento, a preocupação com o bem-estar animal (aos mais diversos níveis) tem vindo a crescer de forma acentuada nos últimos anos, sendo presentemente uma forte e importante preocupação da população portuguesa, em geral, e, da deste município, em particular.
Neste âmbito, uma das nossas maiores preocupações, enquanto setubalenses de orgulho que somos, é o estado do Canil Municipal de Setúbal.
Designadamente:
- o facto de não respeitar o número máximo de animais (cães/gatos) por jaula, tal como definido no vosso próprio site (http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/canil-e-gatil-municipal/55);
- a questão de não existir muitas vezes alimentação suficiente para os animais que aí se encontram;
-e, sobretudo, sendo o mais grave, o facto de continuar a tratar-se de um CANIL DE ABATE.
Ora, ser um Canil de Abate é desumano, desrespeitando os mais elementares princípios morais, éticos e de cidadania, que é o respeito para com todo e qualquer ser vivo;
O qual deve ser respeitado numa sociedade dita evoluída – e o que, cremos, a nossa cidade de Setúbal tem todo o potencial de o ser.
Assim, solicitamos que Vs. Ex.ºs, enquanto detentores do poder para tal, se dignem a alterar o estatuto do Canil Municipal de Setúbal, passando de canil de abate para Canil de Não Abate. Aliás, à semelhança do que tem sido feito noutros municípios portugueses com muito sucesso.
Para tal, existem diversas associações, e mesmo particulares conhecidos nesta Cidade enquanto “Amigos dos Animais”, que têm a vontade e a capacidade de colaborar com o Canil, de forma a divulgar de uma forma mais eficaz os animais aí presentes, permitindo a sua adopção e evitando a sobrelotação de animais.
Neste sentido, reiteramos o nosso pedido a Vs. Ex.ªs para que tenham a vontade e a coragem de alterar o estatuto do canil para Canil de Não Abate, dignificando assim esta nossa Cidade de que nos orgulhamos; mas a qual, no que concerne ao respeito pelos animais ainda se encontra, infelizmente, muito aquém do desejado numa dita sociedade evoluída.
Estando em crer que este pedido é do interesse de todos nós, Município incluído, solicitamos que sejam tomadas as medidas adequadas e há tanto esperadas. Por isso, assinamos, todos os abaixo:

Esta petição foi criada em 06 outubro 2013
2 401 Pessoas