Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Revisão do Novo Plano de Estudos FAUTL 2013/2014

Para: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Excelentíssimos Senhores

Perante a aprovação e entrada em vigor do novo Plano de Estudos 2013/2014, vimos por este meio requerer a sua suspensão imediata, devendo ser retomada a sua discussão.

Vimos requerer que façam parte do processo de revisão as seguintes medidas:

1 - Sejam respeitados os direitos e valores de igualdade de oportunidades, situação não verificada com a metodologia seguida até agora, demonstrado no Despacho nº 22/2013, tendo-se verificado disparidades de oportunidades nas épocas de recurso e melhoria do primeiro e segundo semestre.

2 - Seja redigido e publicado um Plano de Aplicação que estabeleça de forma clara a calendarização da entrada em vigor dos novos Planos de Estudos e as medidas de mitigação dos efeitos negativos desta medida.

3 - A realização de duas ou mais Sessões Prévias de Consulta e Esclarecimento Públicas abertas à Comunidade Escolar, devidamente anunciadas nos Átrios dos Edifícios quatro, cinco e seis e Site da Faculdade (www.fa.utl.pt) com uma antecedência de dez dias úteis, por forma a promover um processo claro e participado.

4 - A realização de duas ou mais Sessão de Consulta e Esclarecimento Pública abertas à Comunidade Escolar para acompanhamento da entrada em vigor dos novos Planos de Estudo, devidamente anunciadas nos Átrios dos Edifícios quatro, cinco e seis e Site da Faculdade (www.fa.utl.pt) com uma antecedência de dez dias úteis, por forma a promover um real acompanhamento da aplicação dos novos planos e possível mitigação de efeitos não previstos previamente.

5 - A entrada em vigor dos planos de estudo deverá ser precedida de um ano com condições especiais de realização de exames em época de recurso de primeiro e segundo semestre, bem como, a abertura da época especial a todos os alunos por forma a diminuir as consequências de uma aplicação repentina dos novos planos de estudo sobre os alunos.

6 - Seja previsto no primeiro ano de entrada em vigor dos novos Planos de Estudo condições especiais de realização de exames em época de recurso de primeiro e segundo semestre, bem como, a abertura da época especial a todos os alunos por forma a diminuir as consequência dos novos planos de estudo sobre os alunos que tenham iniciado os seus estudos com os planos de 2012-2013.

7 - Seja reestabelecida a Fase de Exames de Melhoria e Recurso, a realizar-se no final de cada semestre após a Fase de Exames Normal.

8 - Seja previsto que um aluno finalista ao qual lhe falte apenas o Projecto Final de Mestrado e/ou a Dissertação Científica para terminar o seu curso pode concluir no plano de 2012-2013, sem necessidade de transitar para o plano 2013-2014.

9 - Seja previsto que um aluno finalista que não tenha concluído o Projecto Final de Mestrado e Seminários(cadeiras do 2ºsemestre do plano de estudos anterior a 2013) possa concluir o seu curso sem necessidade de transição para o plano de 2013/2014.

10 - Revisão do sistema de equivalências entre as cadeiras dos diferentes planos respeitando o seu valor em ECT's e as temáticas por ela abrangidas como é o caso de Materiais II e Edificações Especiais, cadeiras que podem encontrar equivalências específicas no novo Plano de Estudos, nomeadamente Inovações Tecnológicas e Novos Materiais e Edificações IV-apoio ao projecto.


Termos em que pedimos e esperamos deferimento.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 17 julho 2013
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
209 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.