PROFESSORES DO 1º CICLO REVOLTADOS COM O FIM DA MONODOCÊNCIA

E EDUCADORES DE INFÂNCIA
REVOLTADOS COM O FIM DA MONODOCÊNCIA
EXIGEM ATUAÇÃO DE QUEM DE DIREITO

Estamos solidários com todas as lutas da classe docente e disso demos provas cabais recentemente. Não podemos, no entanto, deixar de mostrar a nossa profunda indignação pelo facto de não vermos, na primeira linha de prioridades de quem de direito, a extinção da aposentação ao abrigo do regime de monodocência.
Em virtude da revogação da lei nº229/2005, (extinção do regime especial de aposentação dos docentes que trabalham em regime de monodocência e uniformização de todos os regimes com base nos 65 anos de idade), os professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância vêm manifestar o seu total desacordo e enumerar algumas das injustiças de que são alvo:
1- O aumento brutal da idade para aposentação voluntária não antecipada (entre 10 e 13 anos a mais) que obrigará estes docentes a longas vidas contributivas que chegam a atingir os 48 anos de serviço;
2- O aumento, por mais 10 anos do que o atualmente previsto, do tempo de serviço necessário para a aposentação voluntária da esmagadora maioria dos docentes;
3- Uma clara discriminação em relação aos docentes do 2º, 3ºciclos e secundário, em virtude dos docentes do 1º Ciclo e do Pré-escolar, ao longo de toda a sua vida profissional, nunca terem usufruído de redução de horário da componente letiva o que perfaz vários anos de serviço extra.
Face ao exposto, estes docentes vêm apelar a V. Exª. que intervenha junto de quem de direito, no sentido de corrigir esta enorme injustiça.

Guarda, 26 de junho de 2013
  1. Actualização #1 Novos destinatários da PETIÇÃO

Criado em 23 de julho de 2013

A petição está a ser enviada também para os diferentes sindicatos e grupos parlamentares.

Esta petição foi criada em 09 julho 2013
1 186 Pessoas