Alteração dos critérios de correção dos exames de Embriologia

Para: Alunos do 1º ano do curso de Medicina Veterinária

Exmo. Professor Doutor Virgílio da Silva Almeida,
Vimos por este meio expor-lhe uma situação no âmbito da disciplina de Embriologia.
No passado dia 11/06/2013, decorreu o exame da referida disciplina, sendo este constituído por 20 questões de escolha múltipla. As primeiras dez tinham, apenas, uma opção de resposta possível, as segundas dez tinham resposta dupla.
Relativamente aos critérios de correção, cada pergunta estava cotada com 1 (um) valor, para um total de 20 valores.
Nas primeiras dez questões, atendendo que só havia uma resposta possível, as cotações seriam 1 (um) valor em caso de resposta certa e 0 (zero) valores em caso de resposta errada. Quanto às segundas dez questões, uma vez que a resposta era dupla, a cotação seria 1 (um) valor, se fossem assinaladas ambas as respostas corretas e 0 (zero) valores, se tal não se verificasse. Seria, também, dada a cotação de 0 (zero) valores, caso fosse apenas assinalada uma das alíneas corretas.
Esta situação suscitou desconforto entre os alunos que realizaram o exame, que alegam ser diferente não assinalar nenhuma opção corretamente ou, por outro lado, apresentarem uma das opções certa.
A situação foi exposta ao Professor responsável pela disciplina, o Professor José Ferreira da Silva, que compreendeu os argumentos apresentados, referindo estar disponível para alterar os critérios de correção, mediante a aprovação dos mesmos pelo Conselho Pedagógico.
Assim, propomos a alteração do critério de correção do exame da disciplina de Embriologia, com efeito no exame da primeira fase já realizado e nos seguintes a realizar, cotando com 50% do valor da pergunta, em caso de haver uma das opções corretas assinaladas, isto para as questões onde se pedia resposta dupla.
Apelamos à compreensão dos membros do Conselho Pedagógico e, se possível, à maior brevidade na decisão, uma vez que nos foi pedido pelo Professor José Ferreira da Silva uma resposta até ao próximo dia 10/07/2013.

Com os melhores cumprimentos,
Os alunos do 1º ano do curso de Medicina Veterinária