Petição Pelo Centro de Medicina do Sono dos CHUC

Para: Presidente do Conselho de Administração do CHUC

É com surpresa, pesar e indignação, que assistimos, com a fusão do Centro Hospitalar de Coimbra e Hospital Universitário de Coimbra e consequente formação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), à aprovação do seu regulamento interno, onde o Centro de Medicina do Sono, único no serviço público do Sistema Nacional de Saúde, se viu destituído do seu reconhecimento como serviço independente e munido de uma equipa singular e multidisciplinar.
Desde 2008, o Centro de Medicina do Sono instituído no Centro Hospitalar de Coimbra, como consequência de dezenas de anos de prática multidisciplinar e integrada nessa instituição, foi constituído como serviço autónomo. Ao longo de vários anos, mesmo antes de 2008, que este centro se havia notabilizado como centro de referência na Medicina do Sono, sendo local de formação de inúmeros clínicos e técnicos de todo o pais que lá fizeram a sua formação na área, escolhendo-o como centro de excelência a nível nacional na área de Medicina do Sono. Tal é o nosso caso concreto.
Assim, Senhor Presidente do CA, vimos manifestar a V. Exª a nossa preocupação por esta decisão, cujos fundamentos são incompreensíveis, sendo, por isso, de questionar as razões da decisão e qual o futuro que se perspectiva para o Centro de Medicina do Sono do CHUC.

Esta petição foi criada em 26 fevereiro 2013