Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição NÃO AO ENCERRAMENTO DO CENTRO DE SAÚDE DE CALHETA

Para: Todos

O Vice-presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores Luís Silveira denunciou, esta sexta-feira, que o Governo Regional se prepara para “encerrar e concentrar” serviços de saúde na ilha de São Jorge, nomeadamente serviços de urgência, internamento e de exames complementares de diagnóstico.
Num requerimento entregue no Parlamento Açoriano, Luís Silveira questiona o executivo socialista sobre a “intenção” de reestruturar os serviços de saúde na ilha, visando a contenção de custos e racionalização de meios, mas alerta para o facto de se poder “prejudicar, e muito”, os utentes jorgenses.
O parlamentar popular eleito por aquela ilha do Grupo Central recorda que, “fruto da evolução das dívidas do Serviço Regional da Saúde, têm vindo a ser implementadas, desde a Legislatura passada, algumas medidas de alegada poupança e rentabilização de recursos nas unidades de saúde” de São Jorge, apontando os exemplos dos serviços de lavandaria, esterilização ou cozinha “que passaram a funcionar em complementaridade entre os Centros de Saúde das Velas e da Calheta”, medidas que, segundo critica, “comprovadamente não reverteram em resultados financeiros positivos, bem como não melhorou a qualidade dos serviços prestados aos utentes”.
Luís Silveira considera que, na sequência de uma recente visita do actual titular regional da pasta da Saúde à ilha, “correm rumores de que se pretende reestruturar profundamente os serviços de saúde”, especificando que “consta existir a intenção de concentrar serviços, nomeadamente de internamento e das urgências nocturnas apenas no Centro de Saúde das Velas, acabando com estas valências no Centro de Saúde da Calheta”. Por outro lado, frisou, “consta também existir a possibilidade de alguns serviços, respectivamente ao nível dos exames complementares de diagnóstico nos horários de prevenção, como análises clínicas ou radiologia, passarem a funcionar alternadamente entre os dois centros de saúde”.
Por outro lado, o Vice-presidente da bancada parlamentar do CDS-PP regista a existência de “alguma carência de médicos na ilha de São Jorge para garantir uma cobertura assistencial adequada e suficiente à população”, situação que tende a agravar-se a curto prazo, uma vez que, “terão sido apresentados por três dos médicos ao serviço na ilha pedidos para a sua aposentação”.
Neste sentido, Luís Silveira quer saber se se “confirmam os pedidos de aposentação de três médicos da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge?” e, em caso afirmativo, “como vai o Governo Regional garantir a continuidade da prestação dos cuidados de saúde aos utentes daqueles médicos?”.
Por fim, os populares estão preocupados com a continuação da prestação dos cuidados de saúde de proximidade, nomeadamente a deslocação de médicos às Casas do Povo: “Estas deslocações são fundamentais no âmbito de uma efectiva política de prestação de cuidados de saúde primários com efeitos ao nível da prevenção, sendo por isso muito importante a manutenção das deslocações dos médicos às freguesias e respectivas Casas do Povo”, justifica Silveira perguntando se “pretende o Governo Regional manter a prestação de serviços de saúde de proximidade nas freguesias, nomeadamente a deslocação de médicos às Casas do Povo?”.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 fevereiro 2013
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
296 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.