Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pelo Pequeno Almoço na Escola

Para: Assembleia da Republica

Pelo Pequeno Almoço na Escola

O agravamento das condições de vida fez aumentar o número de crianças e jovens que passam as manhãs na escola em jejum!
Os dados conhecidos mostram que em Portugal, uma em cada quatro crianças vive na pobreza (Eurostat, 2010), taxa que tem vindo a aumentar com o crescente agravamento das condições de vida, afetando principalmente os grupos sociais mais vulneráveis, entre os quais se destacam as crianças e os jovens.
Nos últimos meses, na comunicação social e nas redes sociais, multiplicaram-se os relatos e os testemunhos sobre crianças que iniciam o seu dia de aulas sem nada terem comido, aguardando até meio da manhã pelo leite do Programa de Leite Escolar, no 1º ciclo, ou pelo almoço, no refeitório da escola. Em Portugal, para muitas crianças e jovens, a manhã na escola é passada em jejum!
A sociedade não pode ficar indiferente às situações de carência vividas pela população portuguesa, em particular às do quotidiano da Escola Pública. As respostas encontradas por professores, funcionários e associações de pais no seio da comunidade educativa já não são suficientes.
Dada a gravidade da situação, consideramos urgente e indispensável a criação de um Programa de Pequeno Almoço Escolar destinado às crianças da Rede Pré Escolar e aos alunos abrangidos pela Escolaridade Obrigatória, assegurando a primeira refeição da manhã a todas as crianças e jovens que o necessitem e independentemente de beneficiarem, ou não, de Ação Social Escolar.
Para que em Portugal nenhuma criança comece o dia com fome e esteja assegurado um pequeno almoço para todos na escola, apelamos à assinatura desta Petição a entregar na Assembleia da República, para que, com caráter de urgência, esta situação seja inscrita na agenda da discussão parlamentar.

Esta petição será entregue no Parlamento, dando dela conhecimento ao Sr 1º Ministro, Ministro da Educação, ANMP, ANAFRE, FNE, FENPROF, CONFAP E CNIP.


Os signatários:
Albino Almeida (Presidente da Direcção da Confap); Ana Paula Arez (investigadora); António Amaral (Presidente da Direcção da FERSAP); Beatriz Gomes (Professora/Movimento Escola Publica); Cristina Campos (professora); Eduardo Marques (médico);José Carlos Leitão ( Ex Presidente da Direcção da Federação de Pais de V.N. de Gaia); Manuel Barata (Vice Presidente da Direcção da FAP Lisboa); Maria Helena Dias (Ex Presidente da Direcção da Ferlap); Mário Coelho (médico Pediatra); Miguel Quintão (Presidente da Mesa da AG da Confap); Paulo Sucena (Ex Secretário Geral da Fenprof); Vitor Sarmento (Ex Presidente da Direcção da Confap)


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11.071 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.