Petição Milfontes quer os médicos cubanos Olga Bertrán e Willeam Morera

Para: Milfontenses

Médicos cubanos querem permanecer em MilfontesO jornal "Público" deu ontem destaque à dupla de médicos cubanos que tem desenvolvido o seu trabalho em Vila Nova de Milfontes. Olga Bertrán e Willeam Morera, chegaram a Portugal em 2009, integrando a comitiva de 42 médicos cubanos que vieram suprimir a carência de serviços médicos no Ribatejo, Alentejo e Algarve. Pela primeira vez, Cuba permitiu a saída de médicos para um país europeu.

Sendo pessoas acessíveis e de trato fácil, rapidamente conquistaram os milfontenses e é com pesar, que a população local, soube agora que os contratos dos dois médicos chegou ao fim.Se na chegada, a incerteza sobre o seu nível de conhecimentos foi muita, hoje em dia são os próprios responsáveis locais que admitem que os médicos cubanos representaram uma mais valia para todo o concelho de Odemira. Até à chegada da dupla cubana, as seis mil pessoas abrangidas pelo Centro de Saúde de Milfontes, eram responsabilidade de um só médico, o que originava um verdadeiro caos e limitações óbvias no acesso aos cuidados de saúde.

As condições difíceis com que se depararam, tornaram o reconhecimento pelo seu esforço ainda maior. José Gabriel, o presidente da Junta de Freguesia de Milfontes, refere que os médicos nem aquecedores nos gabinetes tinham, algo que só foi resolvido com a sua intervenção. Para além disso, estavam alojados em Odemira, num edifício da câmara municipal, tendo que recorrer a uma táxi para fazer a viagem diária para Vila Nova de Milfontes.

Apesar de tudo isto, Olga e Willeam mostram o seu apreço pelas pessoas de Milfontes e confessaram que desejavam ficar. Infelizmente parece que estão mesmo de partida e que os outros virão para os substituir.

Não seria mais benéfico para todas as partes, permitir que dois profissionais competentes, já ambientados e merecedor do afecto da população pudessem permanecer em Milfontes?

Esta petição foi criada em 11 janeiro 2012