Petição Credenciais Anuais para a Apneia do sono

Para: Assembleia da República

Cada vez se fala mais de Apneia do Sono, um distúrbio que na prática signifca deixar de respirar durante uns segundos enquanto se dorme. Pode acontecer várias vezes ao longo da noite. Há alteração do padrão de sono, não sendo este repousante, fazendo com que a pessoa ao longo do dia sinta fadiga e sonolência fácil, podendo até mesmo adormecer ao volante de um carro p.ex. Afecta cada vez mais portugueses. O seu tratamento é vitalicio e é feito através de um aparelho chamado CIPAP, que se coloca enquanto se dorme evitando as apneias. A sua utilização carece de prescrição médica que é renovada de três em três meses sendo passada uma credencial por mês, ou seja, 12 credenciais por ano! Se uma pessoa usar um CIPAP durante 50 anos são passadas cerca de 600 credenciais!!! Correspondem a 1200 idas ao centro de saúde para renovação: requisitar e levantar a credencial com posterior envio por correio para a empresa que aluga os aparelhos, dentro de um prazo limite que quando ultrapassado acarreta uma multa para o utente!!!!! Venho por este meio solicitar a ajuda de todos para que a renovação das credenciais para os CIPAP´s seja feita de ano a ano e que seja criada uma plataforma informática à semelhança da marcação de consultas online que permita aos utentes fazer o requerimento da dita credencial.

Bem Haja,

Esta petição foi criada em 21 abril 2011