Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pela preservação da casa de Amália Rodrigues no Brejão

Para: Presidente da Assembléia da Republica

PETIÇÃO PARA A ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
Preservar a Casa de Amália Rodrigues no Brejão (Odemira)

Senhor Presidente da Assembleia da República,
Excelência,
Amália Rodrigues foi proprietária de uma casa na costa alentejana, no lugar do Brejão, concelho de Odemira, onde passou muitos e bons momentos da sua vida. A associação de Amália Rodrigues ao local tornou-se tão conhecida e de tal modo referencial que a pequena praia que lhe é fronteira ficou popularmente conhecida como a “Praia da Amália”. A propriedade do imóvel é da Fundação Amália Rodrigues, de direito privado.
Este património, que, em virtude da sua inapagável associação à grande intérprete nacional, integra a própria memória cultural de Portugal, corre o risco de se perder, se não for preservado, adquirido pelo Estado ou devidamente classificado, seja tão só porque se deteriore até à ruína, seja porque venha a ser alienado e sucessivamente transformado no circuito do mercado imobiliário. Ao invés, se fosse adquirido ou classificado pelo Estado e devidamente preservado como Casa-Museu e aberto ao público, tornar-se-ia seguramente um dos pontos de maior atracção de visitantes no Litoral Alentejano.
Nesse sentido, através da iniciativa de um grupo de cidadãos, admiradores de Amália Rodrigues, formou-se a Associação Diva Brejão, que visa unicamente preservar esse património e essa importante memória na costa alentejana, aí perpetuando e abrindo ao contacto permanente do grande público a memória e os sinais dessa grande figura da Cultura Popular Portuguesa. Lançamos nesse sentido esta petição, aberta ao apoio de todos aqueles que Amália encantou e a guardam no coração: os portugueses a que sempre dirigiu.
Preservando a enorme beleza do local, com os mesmos olhos com que os viu Amália Rodrigues, estamos certos de que essa Casa-Museu, no Brejão, constituiria um grande marco no âmbito da Cultura nacional, do Turismo e do Património Natural e Paisagístico.
Portugal deve muito a Amália. Nós devemos-lhe pelo menos isto. Queremos este património preservado.
Vimos, por isso, junto a Assembleia da Republica, solicitar a discussão em plenário deste assunto e a adopção das recomendações ou deliberações que sejam adequadas à preservação deste património de interesse público.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
281 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.