Petição Pelo julgamento de todos os fascistas da ditadura do estado novo

Para: Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Presidente da República

Durante a ditadura fascista do estado novo, muitos democratas foram severamente brutalizados.
O regime ditatorial censurou, reprimiu, prendeu, agrediu, torturou e assassinou.
Os oponentes à repressão fascista sofriam das piores violências, carências e injustiças, por defenderem uma sociedade democrata, solidária e progressista.
Alguns, ainda hoje, carregam a “marca” fascista, com as sequelas da bestialidade da extrema-direita portuguesa.
Como exemplos temos muitos:

- Havia imensos presos políticos. Alguns eram enviados para o campo da morte lenta (tarrafal) de onde nunca mais voltavam;
- Alguns eram encarcerados e violentamente torturados. E com a saúde já esgotada, eram enviados para casa, para não morrerem na prisão;
- A tortura da estátua era particularmente cruel, ficando, o torturado, dias em pé, frente a uma parede. Ao fim de um tempo, alguns chegavam a urinar sangue;
- Se alguém falasse, em voz alta, que o pão era caro, ou algo similar, na noite seguinte já não dormia em casa;
- Houve assassinatos, a sangue-frio, em plenas ruas;
- A pobreza extrema era generalizada. Só os fascistas mais poderosos tinham acesso a uma alimentação decente, habitação condigna e educação;
- O próprio salazar deu um tiro no ombro de um membro da Carbonária.

Mas existiram muitos mais casos, de situações, similares ou não, às descritas atrás.
Na Torre do Tombo há documentação com listas dos nomes dos responsáveis pelas atrocidades cometidas.
Não deixemos que a culpa morra solteira!
Vamos exigir que finalmente haja Justiça e os culpados, que ainda restam, sejam efectivamente condenados!
A Assembleia da República tem esse poder - vamos pugnar por esta Causa Nobre, que servirá para orientar para o Bem as gerações futuras!

Esta petição foi criada em 08 julho 2011