Petição POR UM ENSINO LIVRE E DE QUALIDADE

Para: Sua Excelência, Senhor Presidente da República, Sua Excelência, Senhor Presidente da Assembleia da República

Excelências

Em Portugal, vivemos num tempo de encruzilhada. A Educação e o Ensino não escapam a esta realidade. Tornou-se frequente tratar este assunto em dicotomia: ensino estatal e ensino privado; e misturado com questões relacionadas com negócios, com ideologias, com religiões e com outras formas de dividir para governar.
Sabemos que a escola não existe para os professores, mas para os alunos e que estes pertencem a famílias com direitos consagrados pela consciência humana colectiva e pela Constituição da República.
Como pais e cidadãos, temos o direito e a obrigação de saber, com verdade, como se gastam os nossos dinheiros públicos na educação. Temos o direito de ser respeitados, independentemente da nossa condição social, no acesso a uma escola gratuita e de qualidade.
Temos também o dever de contribuir, com a nossa iniciativa, para que sejam criados, dentro do nosso sistema de ensino, projectos educativos que correspondam às nossas expectativas, desde que elas não contrariem o que prevê a Constituição.
Para os nossos jovens, queremos um ensino de qualidade, que promova o desenvolvimento e que se liberte do sistema tradicional, burocrático e dirigido centralmente. Queremos que se aposte numa nova escola que promova a iniciativa dos cidadãos, a diversidade, a inovação.
Tudo isso só será possível com uma nova visão para a política educativa.
Como cidadãos, pedimos, por isso, aos nossos responsáveis políticos que promovam uma campanha de reflexão e de esclarecimento público que nos permita saber que modelos de organização escolar correspondem melhor à rentabilização dos recursos que temos e que políticas educativas poderão conduzir ao desenvolvimento que tanto desejamos para o nosso país.
Exigimos que a crise não seja o pretexto para lançar a Educação num caos irreversível, conscientes de que nela reside a garantia de um futuro para o País.

Esta petição foi criada em 22 novembro 2010
2 030 Pessoas