Petição Todos os dias há um Susto na EN106

Para: Estradas de Portugal, Assembleia da República

Comunico isto, em torno de revolta e como cidadã de Penafiel.

Um atropelamento de duas jovens de 16 e 17 anos que atravessavam a Avenida S. Miguel (EN106), em S. Miguel de Paredes, Penafiel, levou aos moradores a denunciar, de novo, o perigo existente numa zona onde os acidentes são muito frequentes.

Entre duas passadeiras, na EN106 que liga Penafiel a Entre-os-Rios, na zona de S. Miguel de Paredes, há uma recta de seis quilómetros, com tracejado descontínuo, permitindo ultrapassagens.

Mesmo com limite de velocidade, são raros os automobilistas cumpridores e, a cada passo, ocorre um acidente. O caso mais recente aconteceu há dias. Inês Sousa e a colega de trabalho Marina Moreira, de 16 e 17 anos, acabavam de sair da "Clínica Precur", onde trabalham. Ao atravessarem a estrada, as duas jovens foram colhidas por um automóvel e encontravam-se com ferimentos muito graves. No entanto, Marina Moreira faleceu, sofrendo morte cerebral, somente estando o coração a emitir sinais vitais, os médicos mantiveram durante horas ainda internada, para despistes médicos (Exames).

A 24 de Outubro de 2007, próximo do local em que este aconteceu, uma jovem de 16 anos, Cláudia, foi mortalmente atropelada numa passadeira, num local de má visibilidade, ao qual (a passadeira) foi eliminada do pavimento.

A recta é dos locais mais perigosos de uma estrada muito congestionada. Ao chegar à Avenida S. Miguel, os condutores tentam ultrapassagens, muitas vezes perigosas.
Os passeios também deixam a desejar e no sentido Oldrões -Termas de S. Vicente (Av. Central de Oldrões) nem sequer existem.

A via é da responsabilidade de Estradas de Portugal. A alternativa a esta via, que liga Entre-os-Rios a Penafiel passa pela construção do IC35, reclamado há anos.

Cumprimentos

Esta petição foi criada em 10 novembro 2010