Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Abolição das touradas na programação da RTP

Para: Rádio Televisão Portuguesa

Considerando que:

No CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TELEVISÃO (RTP) consta, entre outros itens:

"• Assegurar uma programação de referência, qualitativamente exigente e que procure a valorização cultural e educacional dos cidadãos." Questiona-se: touradas?

"• Promover, com a sua programação, o acesso ao conhecimento e à aquisição de saberes, assim como o fortalecimento do sentido crítico do público." Questiona-se: touradas?

"• Combater a uniformização da oferta televisiva, através de programação efectivamente diversificada, alternativa, criativa e não determinada por objectivos comerciais." Questiona-se: touradas?

"• Proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e contextualizada, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos nacionais e internacionais." Questiona-se: touradas?

"• Assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião, designadamente de natureza política, religiosa e cultural." Questiona-se: touradas?

"• Assegurar a promoção da cultura portuguesa e dos valores que exprimem a identidade nacional, de acordo com uma visão universalista, aberta aos diferentes contextos civilizacionais." Questiona-se: touradas?

"• Assegurar uma informação precisa, completa e contextualizada, imparcial e independente perante poderes públicos e interesses privados." Questiona-se: touradas?

"• Promover a assimilação dos princípios, valores e direitos fundamentais vigentes na ordem comunitária e nacional, reforçando as condições para o exercício informado da cidadania e para o desenvolvimento de laços de solidariedade social." Questiona-se: touradas?

"• Garantir a produção e transmissão de programas educativos e de entretenimento destinados ao público jovem e infantil, contribuindo para a sua formação." Questiona-se: touradas?

"• Garantir a transmissão de programas de carácter cultural, educativo e informativo para públicos específicos." Questiona-se: touradas?

"• Garantir a emissão de programas que valorizem a economia e a sociedade portuguesa, na perspectiva do seu desenvolvimento." Questiona-se: touradas?

"• Participar em actividades de educação para os meios de comunicação social, garantindo, nomeadamente, a transmissão de programas orientados para esses objectivos." Questiona-se: touradas?

Assim, repudiando veemente as festas de sangue – touradas - e como tal a sua passagem na RTP,

vimos por este meio solicitar a abolição completa da programação tauromática do canal de serviço público de televisão, bem como de todos os espectáculos com touros, sob qualquer forma, substituindo-os por programas humanitários para os jovens e o público em geral no sentido de adquirirem um maior conhecimento e sensibilidade para com a natureza e os seres vivos, de acordo com o compromisso pela RTP no contratao supracitado. A título de curiosidade informa-se que A TVE já não o faz há dois anos.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.784 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.