Petição A FAVOR DA ANULAÇÃO DAS RESTRIÇÕES DE ACESSO E LAZER NA RIA FORMOSA

Para: FARENSES E TODOS OS AMANTES DA RIA FORMOSA

CONTRA O ROUBO DA RIA FORMOSA

A publicação do D.L. 99-A/2009, define uma série de condições/restrições para utilização do parque natural da Ria Formosa. Algumas dessas restrições são INACEITÁVEIS, e UM AUTÊNTICO ROUBO VERGONHOSO – na prática, significa retirar a Ria Formosa aos farenses e demais cidadãos

Acontece que se ouve sussurrar em conversas de cafés de que não já nem se pode apanhar uns berbigões e que a circulação dos barcos está limitada ao canal principal.

Aliás tudo isto agora vem no seguimento das perseguições , que todos temos vindo a sofrer na pele :
1. a criação de uma taxa de farolagem obrigatória, sem lógica que não seja a de entrar mais dinheiro para os cofres do Estado ( por ex: de dia, se me deslocar de barco para a Praia de Faro apenas tenho uma bóia, e que sempre existiu, de noite , se tiver habilitado para o fazer , nem uma única luz de bóias há).
2. à invenção de uma licença para se poder pescar,.
3. a um aumento de 100% no imposto do barco, etc.., etc..

O SILÊNCIO DOS RESPONSÁVEIS IMPERA SOBRE ESTE ASSUNTO
Não se ouve por parte da AUTARQUIA, JUNTAS DE FREGUESIA , ou outras ASSOCIAÇÕES e COLECTIVIDADES – GINÁSIO CLUBE NAVAL E SPORT FARO E BENFICA, qualquer tomada de posição face a esta medida – HAVERÁ OUTROS INTERESSES ATRÁS DESTA SITUAÇÃO , ou querem pura e simplesmente acabar com o lazer e actividade lúdica na Ria Formosa, e única coisa quase gratuita que nos é dada pela Natureza
Com esta situação e se não for alterado essa Legislação, está-se a acabar com a náutica de recreio e a pesca desportiva, e melhor será as pessoas venderem os barcos e deixarem de ser sócias destes clubes que não agem, como o deveriam fazer, nesta situação e outras semelhantes, não defendendo, o interesse dos associados.

FLAMINGOS NIDIFICAM EM PORTUGAL
A titulo de exemplo e se uma das razões evocadas, para a não permissão da navegação nos canais secundários, foi a nidificação das aves, surgiram hoje notícias que confirmam, que pela primeira vez os flamingos ( aves em extinção) estão a nidificar em Portugal, mais precisamente no Algarve, num sítio que nem é Reserva Natural, e que está rodeado de imensas infraestruturas de cimento, (casa, e hotéis, com todo o barulho e movimento de pessoas que isso acarreta) , junto ao campo de golfe dos Salgados (Armação de Pêra )
Daí se conclui, não serem necessárias Reservas Naturais, com restrições tão fortes às pessoas para as aves poderem nidificar.

As aves sempre viveram em conjunto com o Homem neste habitat.

AS ÚNICAS AVES QUE NÃO TOLERAMOS AQUI SÃO AS AVES DE RAPINA QUE CRIAM ESTAS LEIS , SEM TER EM CONTA AS TRADIÇÕES E NECESSIDADES DAS PESSOAS, e que querem impedir um dos escapes senão o único que muitas pessoas têm que é o de passear e pescar “gratuitamente” na Ria como toda a vida fizeram que sempre tiveram e principalmente , os pobres e pessoas de poucos recursos que sempre poderem desfrutar dos mesmos, e MAIS IMPORTANTE, neste momento, FACE Á CRISE ECONÓMICA E DESEMPREGO QUE O PAÍS ATRAVESSA, IMPEDIR O PEQUENO GOZO E UTILIZAÇÃO DA RIA FORMOSA.

Os signatários

Esta petição foi criada em 16 maio 2010