Petição Por um GOVERNO SÉRIO/RIGOROSO/JUSTO e que olhe para Portugal como para um todo e não como para uma manta de retalhos

Para: Assembleia da República, Presidente da República, Governo, CP, REFER

SUGESTÕES/ PROBLEMAS/ALTERNATIVAS/DENÚNCIA

Indo ao encontro dos ideais defendidos por Sua Excelência o Sr. Presidente da República no dia 25 de Abril, falta de apostas no bem natural de que dispomos MAR e falta de desenvolvimento de cidades do interior que se encontrem deprimidas como sendo dois dos grandes factores que nos distanciam da Europa.
Lança-se o repto as empresas e aos governantes para que não desaproveitem as infra-estruturas e os bens naturais que o País tem, mas antes que as procurem desenvolver e explorar.
A linha ferroviária do Minho, liga Portugal a Espanha e passa a menos de um Km do Porto Comercial de Viana do Castelo, sendo este o porto Schengen português que mais próximo da UE se encontra localizado.
Pergunta-se, porque é que não se desenvolve este porto e se liga a linha ferroviária? Portugal está longe da Europa e por vezes dá a sensação que se afasta cada vez mais, isto porque cria vias de comunicação por regiões que não são as mais próximas da Europa.
Veja-se o caso da AE Porto/Bragança que só agora está a ser construída quando deveria ter sido das primeiras a ser construída.
Desenvolver a linha do Minho duplicando-a, electrificando-a e ligando-a ao Cais Comercial de Viana do Castelo, seria um contributo para a criação duma alternativa a A28, pois muitas pessoas em vez de utilizarem a referida AE utilizariam antes o comboio e por conseguinte dariam o seu contributo para a diminuição da poluição. Pergunta-se uma vez mais, não se estará a dar um passo a retaguarda no desenvolvimento das regiões ao colocarem-se portagens nas SCUT’s de zonas do País já por si empobrecidas e que não possuem ainda alternativas as AE, descriminando-as em relação a outras regiões mais ricas?

A CP e empresas congéneres, discriminam negativamente as gentes no Norte e do Norte. No Sul/Algarve vêem-se os comboios a esperar pelos passageiros e no Norte vêem-se a passar e a partir não esperando pelos passageiros.
A lendária linha internacional do Minho (Ermesinde/Valença/Tuy/Vigo), está pouco a pouco sendo desmantelada, isto porque as empresas exploradoras, CP/REFER não rentabilizam os equipamentos de que dispõem, procuram antes afastar os utentes impondo-lhes horários inadequados e preços elevados.
No início de Fevereiro de 2010 foi imposto um novo horário, o qual em vez de procurar reduzir os tempos de percurso, aumenta-os, senão veja-se, o comboio que actualmente sai de Viana do Castelo às 06h28, saía no anterior horário às 06h48 e a chegada ao Porto é precisamente à mesma hora, 08H35.

Para comprovar as afirmações, expõe-se com base na observação e experiência adquirida ao longo de 4 anos de utilização do comboio e de quem acalentou a esperança de um dia alguém resolver os problemas, sendo o signatário um privilegiado, pois a sua instituição pagava-lhe o bilhete, mesmo assim sentia-se fortemente indignado, pergunta-se, qual não será a indignação daqueles que pagam bilhete?

Esmiuçando:

1.ª

Na linha do Minho que liga Nine/Valença/Tuy/Vigo, os comboios que nela circulam não asseguram ligações aos comboios Alfa Pendulares (AP) e Inter Cidades (IC). Realça-se o facto de que a referida linha serve as cidades de Barcelos/Viana do Castelo/Valença/Tuy/Vigo e várias vilas e localidades;

2.ª

A estação de Nine está modernamente equipada e, embora se trate de uma pequena localidade, serve de nó de ligação para as cidades referidas no ponto anterior e para a cidade de Braga, ou seja é das estações que melhores condições oferece na linha do Minho e no ramal de Braga.
Pergunta-se, porque é que o AP com origem/procedência da cidade de Braga não efectua paragens na estação de Nine e os comboios da linha do Minho não asseguram ligações ao Alfa?
Não estará a CP a desperdiçar recursos e a não ser competitiva? Isto porque os utentes recorrem a outros meios de transporte.
Para ilustração da situação, existe o exemplo prático baseado nos horários em vigor: -“ um passageiro que pretenda viajar de Viana do Castelo para Faro tem que despender 10 horas de viagem, o mesmo passageiro de Braga a Faro apenas despende 7 horas, no entanto a distância é aproximadamente a mesma);

3.ª

Viajando de Faro para o Porto – Braga e Valença no Alfa Pendular.

Exemplo real:
- Um passageiro que sai de Faro no AP das 14h55, chega ao Porto / Campanhã às 20h44, no entanto às 20h50 sai da mesma estação um comboio urbano com destino a Braga que efectua em Nine ligação a linha do Minho (Nine-Viana do Castelo).
Ocorre o seguinte problema, gerado pelo facto do intervalo de tempo entre a chegada do AP e a saída do comboio urbano ser apenas de 6 minutos, esse intervalo de tempo é muito pequeno para as pessoas idosas e para quem transporte muitas bagagens, isto porque é necessário descer e subir escadas e andar largos metros, o que origina a perda do comboio.
È de realçar também o facto de que os passageiros que se destinam a linha do Minho (Nine-Viana do Castelo) já não terem mais comboios nesse dia.
O problema descrito acontece na situação do AP chegar no horário previsto, mas o que normalmente acontece, é o mesmo chegar atrasado.
Passa-se a descrever a situação de atraso, o AP 184 que sai as 14h55 de Faro e chega ao Porto as 20h44 atrasa-se frequentemente alguns minutos, isto porque a sua frente segue o IC 621 que sai de Lisboa as 17H30 e chega ao Porto as 20h41, ou seja o IC ou outros comboios urbanos, provocam atrasos ao AP, não podendo este ultrapassá-los.
Quando se verificam estes atrasos um passageiro que pretenda continuar viagem para Viana do Castelo ou outras localidades da linha do Minho tem que ficar a dormir no Porto pagando alojamento, isto porque as empresas desresponsabilizam-se, porque colocam nos bilhetes dos passageiros, carimbos que referem não assegurar ligações em situações de atrasos.
Concluindo, uma viagem que em termos normais, gastavam-se os tempos de 6/7/8/8h30 (Faro-Porto/Barcelos/Viana do Castelo/Valença), isto na situação de serem asseguradas as ligações, passa a despender-se 18/19/19H30 para os passageiros chegarem ao seu destino e com os prejuízos inerentes a serem suportados pelos mesmos;

4.ª

Pede-se aos Srs. Maquinistas do AP/Administradores da CP para que digam a verdade aos passageiros e não os tratem de estúpidos. Não devem dizer “por motivos técnicos a composição segue com X minutos de atraso”, devem antes dizer “a composição segue com X minutos de atraso porque a sua frente vai outra composição”;

5.ª

O horário do 1.º comboio diário que circula na linha do Minho no sentido Valença – Porto, não permite efectuar ligações ao AP (Braga/Lisboa), ou seja o AP parte minutos antes da chegada dos comboios regionais e inter-regionais da referida linha.
Os passageiros são pura e simplesmente tratados de forma diferente, em sentido negativo, relativamente aos passageiros que utilizam as linhas do Algarve.
Talvez o problema de tratamentos desiguais seja extensivo a outras regiões do País, caso isso aconteça, então estaremos perante problemas muito mais graves;

6.ª

A CP ou a empresa concessionária do futuro TGV, quando estiver a funcionar de certeza absoluta que não vai implementar horários do tipo, chegada a Lisboa do 1.º comboio Alfa Pendular(Porto - Lisboa) às 10h00 e partida do 1.º TGV Lisboa - Madrid às 09h59. Horários deste tipo praticam-se actualmente na região Norte, facto esse que não espelha a rapidez dos comboios, e caso isso aconteça o comboio só servirá os habitantes de Lisboa;

7.ª

Para efectuar uma viagem de Viana do Castelo a Faro e vice-versa, apenas existe um meio de transporte alternativo ao comboio, o qual é a Rede Nacional de Expressos que despende 11H00 para efectuar o percurso.
A mesma viagem efectuada de comboio, caso as estruturas existentes fossem bem aproveitadas, o tempo despendido por um passageiro para efectuar a viagem seria de 07h00 a 07h30.
Dado que o tempo é um bem precioso para as pessoas realizarem as suas actividades, o mesmo não deveria ser desperdiçado a espera de comboios ou em viagens cansativas. Dispondo de mais tempo para desenvolvermos as nossas actividades estamos a contribuir para o desenvolvimento do País.
Utilizando cada vez mais o comboio, estamos a contribuir para a diminuição do efeito de estufa.
Em suma a CP/comboios poderá tornar-se mais competitiva e o meio de transporte que melhor serve as pessoas e o ambiente;

8.ª

Na linha do Minho é necessária a implementação dum horário/comboio que efectue paragens pelo menos nas vilas e cidades servidas pela linha, que estabeleça ligações ao Alfa Pendular em Nine ou Famalicão, e que permita a todos os passageiros (turistas/estudantes/trabalhadores) a utilização do AP, isto porque o referido comboio de Braga ao Porto e vice-versa, segue com muitos lugares vazios.
Há necessidade de rentabilizar os equipamentos que temos e não desperdiçá-los e consequentemente servir os utentes melhor.
A criação do horário/comboio sugerido permitirá a um habitante de Valença/Tuy/Vigo iniciar o trabalho no Porto antes das 07H00, em Coimbra ás 07H45, em Lisboa às 09h22, em Faro às 14H11, nesta última cidade, para quem trabalha de tarde;

9.ª

No Algarve, na linha ferroviária Vila Real de Santo António – Lagos e na linha Tunes – Lisboa, os comboios asseguram as ligações, por verificação do signatário, os Alfas chegam a esperar meia hora por passageiros que vem de Lagos/Portimão, isto aquando dos atrasos dos comboios regionais. Tunes/Algarve à semelhança de Nine/Minho, é uma pequena localidade, no entanto a sua estação serve de paragem para o Alfa Pendular, considera-se este facto correcto, porque serve as cidades de Portimão e Lagos.
A estação de Nine como foi referido no ponto 2 da exposição, não serve de paragem ao Alfa Pendular, no entanto esse nó de ligação serve várias cidades e vilas e tem ligação a Espanha. Estamos perante um facto discriminatório aplicado aos passageiros pelas empresas exploradoras, ou seja um passageiro no Sul e do Sul tem um tratamento correcto;

10.ª

Os distritos de Bragança e Viana do Castelo são aqueles que mais próximos dos países da UE estão localizados, o primeiro pela fronteira terrestre e o segundo pela fronteira marítima, seriam aqueles os distritos que mais poupança poderiam dar ao País, caso as infra estruturas e as empresas estivessem lá implantadas, no entanto são os distritos mais pobres de Portugal.

Em termos conclusivos refere-se/pede-se:

a) Os passageiros no Minho e do Minho não querem ver passar os comboios, pretendem antes apanhá-los.

b) Os naturais/residentes do Minho pretendem e sentirão orgulho em contribuir para o desenvolvimento de Portugal e fazer com que o País saia o mais rápido possível da crise, aquilo que não querem é ser discriminados negativamente em relação a outras regiões que são mais ricas e possuem melhores alternativas ferroviárias e rodoviárias.

c) Os Nortenhos querem arregaçar as mangas e conservam o seu patriotismo como sempre fizeram, pretendem assim contribuir para a retirada do País da crise, aquilo que não querem é ser discriminados.

d) Não se pretende guerras entre Norte/Sul, pretende-se antes fazer com que aquilo que é aplicado correctamente no Sul, seja aplicado no Norte e vice-versa.

e) Os Administradores das empresas CP/REFER não estão a utilizar convenientemente as infra-estruturas de que dispõem, subaproveitando-as.

f) Os utilizadores dos comboios não estão a ser bem servidos, porque não lhes é oferecido um serviço de qualidade.

g) O signatário já teve vários contactos com funcionários da CP/REFER e a justificação que os mesmos lhe deram pelo facto de não serem asseguradas ligações de comboios, deve-se a existência de várias empresas no ramo ferroviário que não se entendem.

h) Questiona-se, não será de voltar a velhinha CP? Esta sim assegurava ligações dos comboios.

i) Às empresas ferroviárias/administradores, pede-se para procederem a alterações, a unirem forças e aproveitarem pelo menos as infra-estruturas existentes, para melhor servir os portugueses e Portugal.

j) O Sr. Ministro das Obras Públicas, afirmou publicamente ser justo, a implementação das portagens nas SCUT´s, face as necessidades que o país atravessa, não se discorda desse ponto de vista, está-se totalmente em desacordo é da forma injusta e discriminatória como as portagens estão a ser implementadas, ou seja em regiões sem alternativas e pobres aplica-se de imediato a taxa/portagem, em regiões ricas e com alternativas, talvez um dia as portagens sejam implementadas, isto não poderá ser considerado rigor e justiça.

k) Existindo a necessidade urgente de implementação das portagens nas SCUT’s e nos IC’s que foram transformados em AE, então deverá fazer-se a mesma em todas, sem excepções e em simultâneo, assim já poderemos falar em justiça. Agora implementando-se as portagens somente no Norte, é um acto extremamente injusto e discriminatório para os cidadãos do Norte.

l) Aos governantes pede-se que não discriminem negativamente as regiões pobres ao asfixiá-las, aplicando-lhes mais taxas/portagens de forma injusta, porque não tem alternativas. Não será assim que se desenvolvem regiões/cidades, que tem necessidade urgente de serem desenvolvidas como referiu o Presidente da República no dia 25 de Abril.

m) As regiões desenvolvem-se criando novas infra-estruturas e melhorando as existentes. Não será contrariar os ideais do Presidente da República e dar passos a retaguarda, quando se oprimem as regiões pobres?

n) Viana do Castelo/Portugal necessita com urgência da ampliação do porto comercial e da sua ligação a via férrea, duplicação e electrificação da referida via, e uma marina para veleiros e embarcações de recreio que seja competitiva com a marina de Vigo.

o) Ao Governo e restantes órgãos de soberania pede-se-lhe seriedade/rigor/justiça, e que olhem para Portugal como um todo e não como uma manta de retalhos, sem esses desideratos o País caminhará cada vez mais para o afundanço.

Esta petição foi criada em 30 abril 2010