Petição Crime Público?

Para: Todos os cidadãos portugueses

Tendo o peticionário e mais dez milhões de compatriotas, ficado a saber pela comunicação social que deve 18 mil euros ao estrangeiro, e considerando que:

- Foi educado no respeito pelos compromissos assumidos, entre outros valores cívicos e morais;

- Se orgulhava de nunca ter ficado a dever nada a ninguém, muito menos a estrangeiros que nem sequer conhece, tendo agora o seu currículo ficado indelevelmente manchado;

- Não contraiu a dívida, alguém o fez por si e em seu nome, sem que o tenha autorizado;

- Quem gerou ou permitiu este défice monstruoso, não recebeu tal mandato ou autorização, incluindo de quem nele votou e o elegeu;

- Que tal dinheiro se destinou ao consumo (e não ao investimento), nunca dele tendo visto a sua presumida quota parte;

- Que, por tudo isto, se sente envergonhado, triste, ofendido e preocupado:

* Vergonha, por dever a alguém que prescindiu do seu progresso e bem-estar, supostamente para o ajudar;

* Tristeza, por ter desiludido quem o educou para os valores, ensinando-o a não gastar acima das possibilidades;

* Ofensa, por não ter autorizado quem o endividou ilegitimamente, sem que tenha beneficiado desse valor;

* Preocupação, porque vê aqueles que deviam dar bons exemplos, a inspirar negativamente a sociedade, embora não se coíbam de exigir dos outros;

- A lei e a justiça, por mais defeitos que tenham, devem ser suficientes para castigar quem agiu contra os interesses do país e os direitos dos cidadãos, pondo em causa o bom nome e o património de dez milhões de portugueses;

- A culpa não pode morrer solteira, ficando desde já esclarecido que o estafado argumento da crise não colhe, estando em causa tão-somente a responsabilidade para além da mesma.

Vem, com base nos anteriores considerando, solicitar ao Senhor Procurador-Geral da República que determine se existe ou não crime público e aja em conformidade, com firmeza e celeridade.

Esta petição foi criada em 27 abril 2010