Petição 5 cêntimos por cada Saco de Plástico. Pelo fim do Desperdício de Sacos Plásticos!

Para: Assembleia da República

Por uma constatação absolutamente dolorosa de observar o desperdício de sacos plásticos em Portugal. Constituímo-nos segundo uma sociedade que desperdiça os recursos naturais de uma forma evidentemente trágica. De uma forma demasiado pouco inteligente. Devemos lutar por uma sociedade mais sustentável, que respeite as regras da Natureza. E não se trata de uma questão de ambientalismo fervoroso, mas sim uma questão de apelo ao rigor ambiental, uma questão de evitar qualquer desperdício.

Sabemos todos que uma forma fácil de reduzirmos a nossa pegada ecológica é cortarmos pela raiz os nossos inúteis desperdícios.

E por que não começarmos pelos sacos plásticos? A sua gratuitidade fomenta claramente o seu desperdício. Simplesmente não podemos continuar a enviar tanto plástico para aterros sanitários nem para o meio ambiente em geral, nem podemos continuar a queimar tantos plásticos que libertam substâncias tão nocivas à nossa saúde. A nível de política de resíduos a prioridade mais inteligente é a redução de produção de resíduos.

Observamos e verificamos que a atribuição de uma valor monetário a cada saco de plástico falcutado em algumas superfícies comerciais faz reduzir substancialmente o seu consumo e evita, de facto, o desperdício inútil do plástico.

Assim, a proposta é a atribuição de um valor monetário de, pelo menos 5 cêntimos, a cada saco de plástico facultado em qualquer loja, de pequenas dimensões ou grandes dimensões, e em qualquer minimercado, supermercado, hipermercado, etc. (na Irlanda, cada saco plástico custa 22 cêntimos). Esta é a medida mais eficaz na redução do consumo de sacos de plástico, na diminuição de um desperdício, na redução de sacos de plástico enviados para aterros ou incineração, na sua reutilização de forma mais optimizada, tanto no transporte de bens de consumo, como na colocação de resíduos, recicláveis, orgânicos e compostáveis e indiferenciados (não recicláveis).

Esta medida de obrigatoriedade de atribuição de um valor monetário a cada saco plástico favorece também a educação ambiental em Portugal, tão necessária e urgente.

Pelo fim do desperdício de materiais e recursos em Portugal! Pela redução de resíduos produzidos! Pela sustentabilidade em Portugal! Pelo Meio Ambiente! Pelo Planeta!

Assinem se concordarem, de facto.

Esta petição foi criada em 10 março 2010