Petição Não ao Pagamento de Portagens na A28

Para: Assembleia da República

Na auto-estrada A28 (Porto - Viana do Castelo) irão brevemente ser colocadas portagens, facto esse que irá causar prejuízos ao desenvolvimento daquela região e as suas populações. A A28 não tem estradas alternativas. A EN13 sugerida como alternativa atravessa várias localidades e possui dezenas de semáforos. Para fazer o percurso Viana do Castelo – Porto pela EN13 em horas de ponta demora-se no mínimo duas horas, viajando pela A28 gasta-se menos de uma hora. Desafiam-se os políticos decisores a efectuarem os referidos percursos em horas de ponta, mas sem a utilização de batedores.

Não teria sido o critério “elevado número de viaturas que circulam na A28” que foi preponderante para decidir-se pela colocação de portagens na referida auto-estrada? Todos estamos cientes que foi esse o critério escolhido, pois há todo o interesse que as empresas concessionárias da auto-estrada arrecadem o maior número de verbas.
Esqueceram-se assim os decisores políticos, dos critérios da não existência de estrada alternativa, de região pobre do País e o critério da necessidade de desenvolvimento turístico e empresarial da região, a semelhança do Algarve.
É de realçar o facto de que as localidades existentes entre o Porto e Viana do Castelo, situam-se a beira-mar e possuem praias de excelente qualidade, pergunta-se, não seria também nesta região de apostar no desenvolvimento do turismo, como acontece no Algarve?

Estamos todos conscientes de que o País necessita de reunir esforços, então nessa união, teremos que ser todos sacrificados e não procurar sacrificar uns mais que outros.

Há muitas pessoas que residem nas localidades servidas pela A28 e trabalham em localidades diferentes da sua residência. Não será bastante penalizante para essas pessoas o facto de trabalharem longe da residência, facto esse que causa as mesmas elevadas despesas em combustíveis, desgaste de viaturas e gastos de tempo (casa - trabalho), que ainda se pretendam penalizar em mais tempo e em mais custos? O tempo é um bem precioso para se poder contribuir para uma melhor conciliação da vida profissional e familiar e consequente contributo para o aumento da natalidade. Aplicar custos monetários adicionais a quem está a ser fortemente atingido pela crise (pobres), com este rumo, algumas pessoas vão ter que pagar para trabalhar, também não parece ser muito boa solução.

Apela-se assim aos detentores do poder e órgãos decisores, para que às pessoas que tem necessidade de utilizar a A28 na deslocação residência/ local de trabalho, que as isentem do pagamento de portagem.

Dada a insustentabilidade do País, só haverá justiça nacional quando as auto-estradas das regiões consideradas ricas, ficarem sujeitas a pagamento de portagens.

Pergunta-se, então aos políticos/órgãos decisores, o porquê de discriminar as regiões pobres do Norte? Será que é assim que se contribui para a coesão e desenvolvimento do País?

No Norte existem muitos políticos, pergunta-se, será que todos eles, tem interesses no Sul, isto porque os mesmos não se opõem ao facto da sua região ser discriminada, nem defendem a sua dama como fazem os políticos do Sul. A região Norte tem capital humano empreendedor e capaz de produzir, aquilo que actualmente não existe, são políticos/politicas que tratem de igual modo os seus habitantes, ou seja permitem que as suas gentes sejam discriminadas e não tenham os mesmos meios que são dados aos habitantes de outras regiões.

Apela-se aos políticos do Norte ou representantes que lutem pela sua dama até a exaustão e não deixem que o poder central discrimine as regiões e as gentes do Norte de forma negativa.

Se não podemos eliminar a injustiça, pelo menos podemos transmiti-la a toda a gente, essa é a missão e dever de qualquer pessoa.

Esta petição foi criada em 14 novembro 2009