Alunos do Ensino Superior sem Direitos Fundamentais. Transportes (in)existentes para a Comunidade Académica.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva

Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia da República

Professor Doutor Augusto Santos Silva,

Somos estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (IPCB) e vimos, junto de V/Exa., expor e requerer o seguinte:

Tem sido amplamente referenciado nos diversos meios de comunicação social que “Idanha-a-Nova é um concelho onde o Ensino Superior é absolutamente fundamental e em que os transportes públicos são uma exigência para quem pretende deslocar-se dentro do concelho, bem como de e para os concelhos limítrofes, designadamente professores e estudantes, e, particularmente para Castelo Branco (capital de distrito) onde se encontram centralizados os transportes rodoviários e ferroviários que permitem aceder de e para o resto do país, e, assim, permitir aos estudantes frequentar o Ensino Superior na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e aí poderem desenvolver as respetivas atividades académicas”.
Esta é uma preocupação real e séria de nós, estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, e que é, de há muito, conhecida de todos.

Estas preocupações levaram-nos, "Os 200 sem rosto", estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova a apresentar um abaixo-assinado em que reclamamos da fraca e quase inexistente rede de transportes e da necessidade desta ser assegurada com toda a urgência dado que, muitos de nós, devido à presente situação, acabamos por desistir do curso que ambicionamos atingir.

O abaixo-assinado, que anexamos à presente petição pública, foi entregue na Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, por esta ser a entidade responsável em assegurar a rede de transportes no concelho. Foi também entregue ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, mais concretamente, ao Exmo. Senhor Professor Doutor António Fernandes uma petição.

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em vez de se mostrar preocupado com o assunto e solidário com os estudantes da Escola, menospreza o documento e os alunos que o subscreveram, e coloca em causa as cerca de 200 assinaturas constantes do abaixo-assinado.

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova ao agir desta forma insulta e põe em causa a honra, a dignidade e a consideração dos estudantes, docentes e não docentes da nossa Escola Superior.

Face ao exposto, pela presente petição pública, solicitamos a V/ Ex., a gentileza de nos ouvir na casa de todos os portugueses, no Parlamento, acerca das dificuldades sentidas e vontades da comunidade académica de modo que possa proceder em conformidade.

“Os 200 sem rosto”

Esta petição foi criada em 31 março 2023