Não aceitamos a instrumentalização do Colégio Militar para divulgação de ideologias particulares ou políticas

Para: Exmo. Sr. Ministro da Defesa Nacional e jornalistas ativistas, com conhecimento de Sua Excelência o Presidente da República

Os encarregados de educação, alunos, antigos alunos, professores, oficiais, colaboradores do Colégio Militar e os cidadãos portugueses que abaixo assinam estão indignados com a utilização do bom nome do Colégio Militar para a disfarçada promoção de ideologias particulares, sejam elas de índole sexual, religiosa, política ou outra. Esta promoção tem sido feita por ativistas que, em vez de notícias com base factual profunda, se aproveitam oportunisticamente do elevado reconhecimento e notoriedade do bicentenário Colégio Militar para veicular ideologias pessoais. Em resultado, crianças entre os 6 e os 18 anos são indevidamente utilizados numa guerra de ideologias que não lhes diz respeito.
Repudiam também as ações de imediatismo politico que, repetidamente, têm penalizado o Colégio Militar a reboque de sensacionalismo superficial e refém de objetivos de popularidade, como a que sucedeu no passado dia 7 de Abril, por ação do Sr. Ministro da Defesa. Pedimos mais exigência, profundidade e capacidade da classe política.
Apenas quem não conhece de todo o Colégio Militar o pode acusar de diferenciação ou de discriminação. Tendo como divisa “Um por todos e todos por um”, o Colégio Militar funda o seu ensino valorativo na entre-ajuda, é por isso que os seus antigos alunos são conhecidos.
Na rotina do Colégio Militar, os alunos usam um mesmo uniforme que vela qualquer diferenciaçao material ou social. Sendo um dos maiores promotores de Portugal nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, acolhe todos os anos novos alunos oriundos de variadas proveniências. A vida “amorosa” das crianças no Colégio Militar é vivida de forma privada, não se permitindo demonstrações de afeto de qualquer orientação.
Nas ruas de Portugal figuram nomes de antigos alunos que, fiéis ao lema de “Servir" Portugal, dedicaram a sua vida ao nosso amado país nas mais antagónicas posições. Políticos liberais e conservadores, capitães e generais de Abril, 5 Presidentes da República e Príncipes da Coroa, filófos e religiosos, todos se “tratavam por tu” respeitando uma tradiação de respeito mútuo. Nenhum se cansava de declarar as suas ideias e nenhum se espantava por as ouvir. O Colégio Militar reveste Portugal de um sentido de dever de generosidade, aberto ao mais profundo diálogo, ao serviço do Outro - ideias que podem ser demodé nos dias que correm.
Os assinantes desta petição, cansados da incapacidade política, pretendem que o Sr. Ministro da Defesa se retrate da sua precipitada intervenção que conduziu à demissão do CEME. Pretendem ainda que se eleve a qualidade do jornalismo nacional através do transparente reconhecimento de interesses pessoais em causas particulares na redação de artigos, ou melhor ainda, a sua separação de assuntos merecedores de imparcialidade.

Esta petição foi criada em 12 abril 2016