Petição para a abertura da clínica de diálise DaVita em Lamego e reforço do acesso dos doentes aos cuidados de saúde de elevada qualidade

Para: Primeiro-Ministro, Ministro da Saúde

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro,
Exmo. Senhor Ministro da Saúde,

A DaVita Portugal, com o apoio dos utentes do concelho de Lamego e dos signatários da presente petição, escreve para expressar a profunda preocupação em relação à decisão da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) de não aprovar o licenciamento de uma clínica de diálise recentemente construída (e preparada para funcionar) em Lamego e obrigar um conjunto de doentes renais crónicos a deslocarem-se mais 100 km por dia até Peso da Régua para receberem o respetivo tratamento de diálise que lhes pode salvar a vida, não obstante, a abertura de um Centro de Responsabilidade Integrada em Diálise na Unidade Hospitalar de Lamego, mas que não responde a todas as necessidades.

Tendo em conta que a hemodiálise tem de ser feita, no mínimo, três vezes por semana os doentes de Lamego que necessitam deste tipo de tratamento naquela zona terão de percorrer cerca de 300 quilómetros por semana, número que sobe para os 1.200 todos os meses, o que obriga a perder, só em deslocações, cerca de 75 minutos diários, quase 4 horas por semana e 15 horas por mês. Trata-se de um fardo significativo para os doentes e familiares que pode ser minorado com a abertura da tão necessária clínica de diálise em Lamego.

Porque é que os utentes de Lamego precisam de uma clínica de diálise de qualidade:

- Acessibilidade aos melhores cuidados de saúde: Os residentes da comunidade de Lamego enfrentam desafios no acesso aos serviços essenciais de diálise e a abertura recente do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) no Hospital Distrital de Lamego não consegue colmatar a necessidade de todos os doentes renais da região de Lamego. A abertura de uma clínica local aliviaria assim a pressão sobre os doentes que atualmente têm de viajar longas distâncias para tratamento, agravando muitas vezes as suas condições de saúde. O acesso a esta não pode ser só para aqueles que vivem nos grandes centros urbanos!

- Atrasos reduzidos no tratamento: O acesso oportuno à diálise é crucial para o tratamento de doenças renais. Uma clínica local reduziria significativamente os atrasos no tratamento, promovendo melhores resultados de saúde e melhorando a qualidade de vida geral dos doentes e familiares.

- Bem-estar da comunidade: A abertura da clínica de diálise na comunidade de Lamego não só beneficiaria os indivíduos diretamente afetados pela doença renal, mas também contribuiria para o bem-estar de toda a população. Alinha-se com os princípios de cuidados de saúde acessíveis e equitativos para todos.

A pedido de todos:

- Em nome dos utentes do concelho de Lamego, e dos concelhos limítrofes, solicitamos respeitosamente o apoio de todos para levar as autoridades relevantes e organizações de saúde no sentido de priorizarem a autorização da abertura da clínica de diálise em Lamego. Esta iniciativa vital terá um impacto positivo na vida de muitos residentes, promovendo uma comunidade mais saudável e resiliente.

Como todos podem ajudar:

- Assinando a petição: Todos aqueles que adicionarem seu nome a esta petição, estarão a expressar seu apoio em relação à abertura de uma nova clínica de diálise na comunidade.

- Espalhando a palavra: Partilhem esta petição junto de amigos, familiares e colegas. Quanto mais assinaturas forem reunidas, mais forte se tornará esta voz coletiva.

Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que todos os membros desta comunidade tenham acesso aos cuidados de saúde que precisam e merecem.

Agradecemos seu apoio!

Esta petição foi criada em 29 fevereiro 2024