Petição A FAVOR DUM NOVO HOSPITAL OESTE NORTE

Para: Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministro da Saúde

No domínio da Saúde, as fragilidades da rede hospitalar e nomeadamente a falta de capacidade de internamento dos Hospitais da região Oeste Norte, particularmente de Caldas da Rainha e de Alcobaça, é bem conhecida.
A 22 de Janeiro de 2009 foi criado, por portaria publicada no Diário da República, o Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), compreendendo a união orgânica dos Hospitais de Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche.
Tinham sido entretanto encomendados estudos que concluíram pela construção dum novo Hospital Oeste Norte, tendo sido definida a sua matriz assistencial, o número de camas, as valências de que disporia, a população abrangida (229.000 habitantes).
No entanto houve condicionalismos vários que levaram o Ministério da Saúde, a optar, na última decisão conhecida sobre o assunto, pelo alargamento (há muito falado e sempre adiado) do Hospital Distrital das Caldas da Rainha em detrimento da construção dum novo hospital.
A presente Petição defende que a melhor solução para a região é a construção de um Novo Hospital, com cerca de 250 camas, valências diferenciadas, cuidados intensivos, bons acessos e proximidade das vias rodoviárias principais, heliporto, etc. com capacidade logística e técnica para servir as populações de toda a região Oeste Norte, nomeadamente dos concelhos de Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Rio Maior.

Esta petição foi criada em 04 maio 2011