Petição MOVIMENTO NACIONAL DAS FAMÍLIAS E AMIGOS DOS RECLUSOS QUE QUEREM UM PORTUGAL MAIS HUMANO, MAIS JUSTO E MAIS FELIZ!

Para: Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministra da Justiça

Represento o Movimento Nacional das Famílias e Amigos dos Reclusos, que queremos um Portugal Mais Humano e Mais Justo.
Começo por saudar todas as vítimas. Aquelas e aqueles, que sofreram e sofrem, o peso dos erros cometidos pelas mulheres, jovens e homens, que enchem e esvaziam também, as cadeias de Portugal. Nós, as Famílias delas e deles, Somos, para cá dos muros, Vítimas, também! Quando nos despem, quase, toda a dignidade humana, nas rusgas que nos fazem e nos provocam, em cada visita que lhes fazemos. E somo-lo quando nos perseguem e nos acusam na praça pública. Porque somos, com eles e para elas, Aceitação, Compreensão e Perdão.
Olhai ao vosso lado. Respeitai e entendei as diferenças. Ajudai a corrigir o Homem. E sê de, com o Vosso Exemplo, o melhor castigo para aquele que FALHOU. Deixai lhes a Vossa Mão aberta, e uma vez vencido o castigo, não lhes fecheis os Vossos Corações.
“Quem passou pela vida e não sofreu, foi espectro de homem, não foi HOMEM, passou pela Vida e NÃO VIVEU!”
E a justiça se prescreve para os ricos e poderosos e apenas condena os pobres.
Perguntamos? O que são as Cadeias! Hoje, armazéns onde são deixados a apodrecer, os mais pobres e os mais fracos, cemitérios onde se amontoam e “morrem” mulheres, jovens e homens vivos.
Algum de vós, poderá responder com Verdade e conhecimento Plenos… E para que servem, no essencial, as penas de Prisão! E as medidas de Flexibilidade a quem atendem e servem! E as concessões porque vielas estreitas e negras, circulam! E a aposta na Mudança! E esse palavrão, gasto de tão ridículo, da Reinserção! VIMOS aqui levantar bem alto, O Mandamento do AMOR! Na Tempestade e na Bonança!
O Movimento Nacional das Famílias e Amigos dos Reclusos, Acredita, com fervor, que Um Outro Mundo é possível! E tudo faremos, para que, os nossos, Hoje Presos, sejam, num Amanhã breve, Homens e Mulheres Renovados e Comprometidos, com um Mundo de Paz, de Pão, de Liberdade, de Democracia e de uma FRATERNIDADE MAIS AUTÊNTICA!
Temos no nosso espírito, Livre, a grandeza Humana, do Sofredor LIVRE que foi e é NELSON MANDELA. E chamámos ao nosso espaço interior, o exemplo teimoso, do Servir da MÃE TERESA de CALCUTÁ e do AMÉRICO “ PAI GAIATO” e a beleza da tua vida JOAO PAULO II! Com ELES, fomos aprendendo que não existem rapazes maus. E que ser pobre não é ser Mau! Temos de ser um Mundo de coragem e com vontade para mudar! Queremos anunciar o Perdão, pedindo Perdão!
Não cometemos qualquer crime! Somos donos dos nossos direitos e deveres cívicos, trabalhámos, pagámos impostos e pertencemos ao Todo que é Portugal. Connosco! Não podemos continuar a pagar cadeias que matam e devemos investir mais na reinserção social.
Ao abraçarmos esta causa, a Nossa CAUSA, convidamos TODOS, sem exceção. E pedimos a cada um de vós, que nos Aceitem, nos escutem e nos compreendam. Somos a Família também. E tudo que é Injustiça ENFURECE! Acreditámos que o passado PASSOU!
Saudámos toda a Magistratura do Direito e do Bem! E saudámos a República, o Parlamento, a Democracia e o Portugal FIEL e LIVRE!
E daqui, desta nossa tribuna do AMOR, queremos neste nosso primeiro mandato de dois anos, apresentar À ASSEMBLEIA da REPÚBLICA um PEDIDO DE PERDÃO e AMNISTIA, exigir do ESTADO de DIREITO, mais rigor no funcionamento da JUSTIÇA. Aos Agentes da Justiça, mais VERDADE, mais ISENÇÃO e mais HUMANIDADE, no exercício das suas funções e aos Serviços Prisionais, uma maior, mais dedicada e mais humana presença nas cadeias.
Este Movimento Nacional, que me empossa a Vida, a Família e o Amor, que fazem mais bela a Liberdade, ao qual me entrego e dedico, com esta maravilhosa equipa, durante os próximos dois anos, quer ser a ponte entre o mundo da prisão e o Mundo Livre, ajudar o Estado de Direito a exercer aqui o Ministério do Direito com a Justiça. Somos o Movimento do Direito aos afetos e aos sentimentos, porque a família é o motor da Vida e a amizade o Sol do Mundo!
Queremos chamar a nós os órgãos de comunicação social, todos sem exceção. Dizer mal, mesmo que se chame informar, vende, diverte, faz folhetim, novela e até prende os “neurónios” da vingança. Urge falar do BEM, e Ser Alerta do Perdão e da Paz. Não vende, é certo, mas Liberta.
Queremos deixar claro, que não nos move qualquer ambição politica. E a tentação que levamos dentro, é apenas e só, Sermos parceiros da HUMANIDADE. Do social e do justo! O sofrimento, exige um acompanhamento e uma representação SÉRIAS! As cadeias onde vivem os nossos Entes, e as prisões aqui fora, onde se fazem novos presos, EXIGEM deste Movimento Seriedade e LUZ.
Aos nossos, a cada um dos que teimam incendiar o vazio da reclusão, com o arrependimento e a vontade de mudança, convidamos a exigência da coragem e o desafio da Esperança. Podeis contar com este Movimento!
O Amor Vencerá a Crise. Todas as Crises! E um dia Talvez, NÓS QUEREMOS, NÓS PODEMOS.
TODOS SABEREMOS Melhor o que é a LIBERDADE! E a Vida, a Dignidade, a Justiça e as Pessoas, Valerão MAIS a PENA!
Deixamos as CRIANÇAS para último. Porque VÓS NETOS E FILHOS NOSSOS, SOIS A MAIOR e ÚNICA RAZÃO, deste MOVIMENTO. Porque nos Gritais, em cada segundo.
AMAI NOS MAIS e FALAI NOS A VERDADE DO AMOR e DA VIDA!
Um dia, Vós Crianças ireis ser o MUNDO LIVRE sem enganos!
Muito Obrigado a Todos Vós, em nome das Famílias e dos Amigos, das Mulheres, Jovens e Homens Presos, habitantes aflitos e abandonados, das nossas cadeias. Um outro Mundo é possível. Vamos construi-lo. TODOS!
Agradecemos aqui, publicamente, o empenho, o sacrifício e a dedicação, do Advogado Doutor GIL BALSEMÃO. Que, logo, aceitou representar-nos, apoiar-nos e dar ao nosso grito, o princípio do DIREITO, para que a Justiça se cumpra na militância da verdade, do Humano e do Direito!
E como esposa e Mãe, deixo aqui, ao Portugal Humano e Livre, um Abraço que me foi confiado, dos Presos. Muito Obrigado.
Presidente do Movimento
Susana Martins Araújo